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Mídias sociais: como medir meus resultados?

A pandemia do Covid-19 veio para mudar muitas coisas na nossa rotina e provar que algumas tendências de marketing definitivamente chegaram para ficar. Não é de hoje que as redes sociais têm sido fiéis companheiras do nosso dia a dia, mas se antes sua função era apenas conectar pessoas, hoje, ela se mostra como importante canal de conexão entre marcas e consumidores, além de estar transformando as experiências de compra.


Segundo dados da consultoria Kantar, durante o período de isolamento, o Whatsapp teve um aumento de 76% e o Facebook e o Instagram um aumento de 40% no número de usuários. A diretora do Pinterest, Mariana Sensini, disse em matéria da Exame que a plataforma também registrou um crescimento histórico no número de usuários e interações.




Se você tem uma marca provavelmente já percebeu como essas plataformas são essenciais não só em relação às vendas, mas também no processo de construção de relacionamento com seu público. No entanto, em meio a quantidade de perfis, conteúdos e empresas, se tornar interessante é um grande desafio, e para se destacar em meio aos outros nomes do mercado é fundamental que você tenha uma boa estratégia além de produzir conteúdos atraentes e relevantes.


Exibir a personalidade da sua empresa por meio das mídias sociais é uma das formas mais eficazes para se conectar com seu público-alvo. Seus canais de mídias sociais são uma oportunidades expandida para dar voz, criar conteúdo e interações com sua marca. Cada postagem, anúncio, seguidor, texto no blog e e-mail representa uma oportunidade para converter vendas. Indifere se a empresa atua no segmento B2C ou B2B, as mídias sociais são ferramentas muito eficazes para obter novos leads e movimentar as pessoas em seu funil de vendas.


Visibilidade é a chave para ser ascender a posições de liderança. Se posicionar sobre temas que estão em alta é uma grande chance de compartilhar suas ideias com o mundo e criar conexões importantes.

Mas se você já está fazendo tudo isso, ou está se preparando e ainda não sabe como medir seus resultados vamos te ajudar com algumas dicas para você ter certeza que seu investimento está tendo retorno.

1. Métricas de vaidade (Vanity Metrics)


Vanity Metrics são aquelas métricas que tem como único objetivo mostrar o crescimento (ou não crescimento) de um determinado produto. Geralmente esses números seguem a regra do “quanto mais, melhor”. Elas ajudam a ver se o conteúdo que você está trazendo está engajando, assuntos que repercutem mais do que outros, número de seguidores e curtidas etc


2. Vendas


Algo interessante é que o setor de vendas trabalhe diretamente ligado aos profissionais de estratégia, para que assim que algo for publicado nas redes sociais o aumento na atividade de venda seja percebido. Se você descobrir que novos clientes estão chegando com base em sua atividade nas redes sociais, terá evidências de que sua estratégia está funcionando.


3. Tráfego do site


Você já ouviu falar do Google Analytics para medir a atividade do seu site? Sabia que este é um recurso que pode mostrar como a mídia social desempenha um papel importante no tráfego do seu site? No Google Analytics, você pode ver de onde está vindo seu tráfego. Se tiver visitantes chegando diretamente das suas contas de mídia social, você saberá que eles estavam interessados ​​com as postagens e que sua estratégia está funcionando.


4. ROI


Talvez o mais importante seja provar o retorno do investimento (ROI) de sua estratégia de mídia social. Se sua estratégia estiver funcionando, você terá as evidências de que o investimento valeu a pena e de que a linguagem e o conteúdo estão agradando seu público. Suas métricas de vaidade (Vanity Metrics) são uma ótima introdução, mas o uso de métricas e análises mais profundas podem realmente mostrar seu ponto de vista.


Está claro que ter uma boa estratégia de mídias ajudará sua empresa a aumentar o reconhecimento de sua marca e obter maior engajamento. Se você quiser saber se a forma que está gerenciando seus resultados é assertiva, primeiro você precisa definir o que “funcionar” significa para você - por exemplo, se seu objetivo é venda, posicionamento, branding ou tudo isso junto - e, em seguida, usar as diferentes métricas para analisar o retorno final.


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