Como o menos pode ser mais no marketing
Algumas décadas atrás, sem a influência do marketing online, os principais canais de publicidade eram TV, rádio, jornais e outdoors gerando algumas centenas de impressões de marca todos os dias. Atualmente, com as redes sociais e o marketing digital, os consumidores estão ainda mais expostos a ações, campanhas e publicidades, só que com o passar dos anos a saturação destes meios vem ficando cada vez mais forte. É uma verdadeira batalha pela atenção do consumidor, e é aí que surge a importância de conhecer a eficácia dos diferentes ativos de marca que podem ser utilizados a longo prazo.

Um recente estudo da WGSN mostrou que ao se sentirem sobrecarregados, os consumidores vão em busca de alívio, e os potenciais clientes podem optar por adiar ou até mesmo cancelar decisões de compra. Da parte do consumidor, a necessidade de distanciamento reflete na tentativa de redução do tempo de utilização de aparelhos eletrônicos – grandes portões de entrada para os estímulos digitais.
“O excesso de estímulos impacta o de diversas formas, e por isso, ele acaba buscando escapes, momentos para descarregar o acúmulo e evitar novas sobrecargas. Muitas pessoas estão tentando reduzir a quantidade de digital que consomem, como as redes sociais”, ressalta Mirela Dufrayer, Líder de Marketing LATAM na WGSN, em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing.
É então que um conceito normalmente associado a o universo da decoração e moda, pode ser aplicado também ao marketing: o minimalismo. Uma das melhores armas para usar em um mundo digital cheio de conteúdo é o do menos é mais. Anúncios minimalistas são memoráveis, facilmente processados, agradáveis aos olhos e uma mudança revigorante dos estímulos digitais sem fim.
Embora esta não seja uma solução para todos os problemas de publicidade, é uma ótima maneira de fazer com que o público se concentre em uma única mensagem. O minimalismo implementa poder para uma marca, faz várias mensagens em formas simples, apenas porque comunica com confiança e simplicidade uma mensagem. É necessário que haja todo um trabalho estratégico por trás desta abordagem, e uma análise bem feita sobre o perfil do seu consumidor.
A simplicidade de um slogan, um logotipo, uma mensagem ou uma imagem às vezes pode ser mais eficaz do que preencher todos os espaços em branco para o consumidor. Anúncios instigantes e atraentes podem ser executados com sucesso e design. As marcas que podem desenvolver campanhas que seduzem e intrigam de forma minimalista. É possível fragmentar a comunicação, direcionar cada público para uma plataforma, criar mensagens que envolvam o sentimental e muito mais.
Lembre-se que não há uma opção ou estratégia certa logo de cara, este é um trabalho que leva tempo para interpretação social, e que, futuramente, resultará em mais vendas e fidelização a sua marca. Uma coisa que vale ressaltar é que ao longo de todo processo, a criação de valor sob o seu produto deve ser priorizada, seja através do design ou das estratégias escolhidas. Leve sempre em conta as mudanças de comportamento dos consumidores que você deseja atingir.