top of page

Como o menos pode ser mais no marketing

Algumas décadas atrás, sem a influência do marketing online, os principais canais de publicidade eram TV, rádio, jornais e outdoors gerando algumas centenas de impressões de marca todos os dias. Atualmente, com as redes sociais e o marketing digital, os consumidores estão ainda mais expostos a ações, campanhas e publicidades, só que com o passar dos anos a saturação destes meios vem ficando cada vez mais forte. É uma verdadeira batalha pela atenção do consumidor, e é aí que surge a importância de conhecer a eficácia dos diferentes ativos de marca que podem ser utilizados a longo prazo.



Um recente estudo da WGSN mostrou que ao se sentirem sobrecarregados, os consumidores vão em busca de alívio, e os potenciais clientes podem optar por adiar ou até mesmo cancelar decisões de compra. Da parte do consumidor, a necessidade de distanciamento reflete na tentativa de redução do tempo de utilização de aparelhos eletrônicos – grandes portões de entrada para os estímulos digitais.


“O excesso de estímulos impacta o de diversas formas, e por isso, ele acaba buscando escapes, momentos para descarregar o acúmulo e evitar novas sobrecargas. Muitas pessoas estão tentando reduzir a quantidade de digital que consomem, como as redes sociais”, ressalta Mirela Dufrayer, Líder de Marketing LATAM na WGSN, em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing.


É então que um conceito normalmente associado a o universo da decoração e moda, pode ser aplicado também ao marketing: o minimalismo. Uma das melhores armas para usar em um mundo digital cheio de conteúdo é o do menos é mais. Anúncios minimalistas são memoráveis, facilmente processados, agradáveis ​​aos olhos e uma mudança revigorante dos estímulos digitais sem fim.


Embora esta não seja uma solução para todos os problemas de publicidade, é uma ótima maneira de fazer com que o público se concentre em uma única mensagem. O minimalismo implementa poder para uma marca, faz várias mensagens em formas simples, apenas porque comunica com confiança e simplicidade uma mensagem. É necessário que haja todo um trabalho estratégico por trás desta abordagem, e uma análise bem feita sobre o perfil do seu consumidor.


A simplicidade de um slogan, um logotipo, uma mensagem ou uma imagem às vezes pode ser mais eficaz do que preencher todos os espaços em branco para o consumidor. Anúncios instigantes e atraentes podem ser executados com sucesso e design. As marcas que podem desenvolver campanhas que seduzem e intrigam de forma minimalista. É possível fragmentar a comunicação, direcionar cada público para uma plataforma, criar mensagens que envolvam o sentimental e muito mais.


Lembre-se que não há uma opção ou estratégia certa logo de cara, este é um trabalho que leva tempo para interpretação social, e que, futuramente, resultará em mais vendas e fidelização a sua marca. Uma coisa que vale ressaltar é que ao longo de todo processo, a criação de valor sob o seu produto deve ser priorizada, seja através do design ou das estratégias escolhidas. Leve sempre em conta as mudanças de comportamento dos consumidores que você deseja atingir.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page