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ASMR - os sons que valem ouro

Se você não conhece, o ASMR existe há cerca de nove anos. A sigla em inglês significa Autonomous Sensory Meridian Response, ou seja, uma resposta meridional sensorial autônoma. É aquele arrepio que dá do nada ou aquela sensação de relaxamento que dura alguns segundos. Seja pelo visual ou sonoro, o ASRM gera um estímulo no corpo chamado de “mental orgasm”.


Hannah Whitaker for The New York Times


O conceito apareceu pela primeira vez em um grupo do Facebook em 2010, e se tornou um fenômeno. Desde então, tornou-se tão popular (estamos falando milhões de seguidores e inscritos) no YouTube e Instagram, que grandes marcas começaram a perceber, usando os elementos sensoriais de seus produtos para atrair um público mais jovem e mais tecnológico.


Hoje um único conteúdo dessa tendência pode ultrapassar mais de 10 horas. As ações são as mais diversas que você pode imaginar, como pessoas estourando plástico bolha, comendo coisas crocantes, falando com sussurros, cortando barras de sabonetes e outras coisas. Um estudo mostrou que 75% dos participantes sentiram uma sensação agradável de formigamento quando ouviram pessoas sussurrando e cerca de 64% sentiram a mesma coisa ao ouvir sons de coisas sendo amassadas e unhas batendo em uma mesa metálica.


No Brasil essa ainda é uma técnica pouco usada, mas o ASMR já é uma tendência entre os profissionais de marketing. Através dele você pode pensar no seu produto de uma perspectiva sensorial, em vez de apenas com recursos. Em outras palavras, uma cerveja, um lençol ou até uma comida, não se resumem em mais um produto que você vai ver durante o dia, mas sim um anúncio que provoca uma resposta física.


Faz todo o sentido que as empresas entrem nessa tendência. A ASMR cria sentimentos e associações positivas, exatamente como você deseja que seus clientes se sintam com sua marca. Já falamos por aqui da importância do marketing sensorial, criar uma experiência de compra - física ou virtual - pode ser um impulsionador de vendas e acabar transformando os resultados da sua empresa.


Através dessa experiência, o seu produto acaba ficando mais memorável e agradável e passa longe de ser despercebido. Grandes marcas, como IKEA, especializada na venda de móveis domésticos de baixo custo, Lush Cosmetics e Applebee's, são provas de que essa é uma tendência forte e que pode conquistar milhões de acessos dos consumidores. No Brasil, já existem muitos influenciadores do Instagram e YouTube focados especialmente nisso.


Você pode estar pensando que tudo isso é uma doideira, mas o ASMR oferece uma maneira nova e psicológica de tornar seu produto irresistível para os compradores. Apesar de parecer incomum, talvez seja uma questão de tempo até que se torne ferramenta de marketing frequente aqui no Brasil.


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