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Você tem um propósito bem definido?

Qual é a principal razão da sua empresa existir e onde você pode ter um impacto único e positivo na sociedade? Nos estágios iniciais da criação de uma empresa, há um forte foco no desenvolvimento de uma visão, uma declaração de missão formal e valores da empresa. No entanto, o objetivo da marca é algo geralmente mais evasivo.



A maioria dos novos negócios tem como foco principal gerar receita suficiente para serem sustentáveis. Os proprietários de empresas podem ter um forte senso pessoal do por que criaram o negócio, mas esse propósito nem sempre se reflete em toda a empresa. À medida que os negócios crescem, no entanto, eles podem naturalmente começar a desenvolver um propósito que impulsiona a tomada de decisões estratégicas. Essa direção deve ser refinada em uma declaração de propósito clara ou a empresa vagará sem rumo.


Em um estudo global com quase 500 executivos, bem mais de 80% acreditam que um forte senso de propósito impulsiona a satisfação do funcionário e afeta a capacidade de transformação de uma organização. De acordo com o relatório mais recente sobre o estado da força de trabalho global da Gallup,“[os funcionários] agora são movidos mais do que nunca pela missão e pelo propósito da empresa e exigem uma cultura de trabalho que os cumpra”.


Eles estão certos, outra pesquisa também mostra que mais de 9 em cada 10 funcionários estão dispostos a aceitar uma redução no pagamento por um trabalho mais significativo. Quando se trata do senso de propósito de uma empresa, os clientes também estão influenciando. Isso é especialmente verdadeiro entre a geração Y e a Geração Z, que são mais prováveis de votar com seus dólares em empresas que se dedicam a melhorar a sociedade ou o meio ambiente.


As organizações que fecham os olhos enfrentarão o inevitável retrocesso. Mas o que é necessário para ter um propósito? Faça uma reflexão profunda sobre sua identidade corporativa - o que você realmente defende - o que pode muito bem levar a mudanças materiais em sua estratégia e até mesmo em sua governança.


A única maneira de preencher uma lacuna de propósito é incorporar sua reflexão, exploração, discussão e ação no coração de seu negócio e de sua organização. Conectar o propósito com o coração da sua empresa significa reavaliar o seu núcleo: a estratégia que você busca, as operações que o impulsionam e a própria organização.


Talvez você possa estar pensando: tá bom, mas isso tudo é meio óbvio não? E acredite se quiser, mas muitas empresas que estão no mercado há anos não tem essa parte bem definida e estruturada. Em nossos processos de dinâmicas de branding e mídias sociais, passamos um bom tempo até chegar em algo consistente. E se você é uma empresa que já tem essa parte bem implementada, ainda assim é interessante repensar e questionar para ver se está de acordo com o momento atual da marca, com o contexto e com seu público alvo.


Vamos deixar aqui um exercício, mesmo que você já tenha um propósito tente responder essas questões:

  • Por que você resolveu fazer o que você faz?

  • Que impacto aquilo que você faz causa na sociedade? Como isso melhora a vida das pessoas que entram em contato com a sua marca?

  • Por que sua empresa empolga as pessoas? Em qual momento os olhos brilham e você sente que está fazendo a coisa certa?

  • O que o seu cliente quer quando te procura? Como seu produto ou serviço faz o cliente se sentir realizado?

E ai, conseguiu? Lembre que sempre é tempo de repensar e reconstruir processos e ideias.


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