Acreditamos que muitos que chegaram até esse post vieram através do Instagram. Há alguns anos ele passou a se tornar nossa ferramenta para interação, venda, lifestyle, distração, comunicação e muitas outras funções. E diante disso, hoje é quase uma obrigação fazer parte dele, e consequentemente enfrentar uma concorrência dinâmica, inovadora e gigantesca.
Agora, se pensarmos nisso associado à experiência do usuário (user experience - UX), podemos alcançar outros patamares. O que queremos dizer é que o objetivo do design UX nos negócios é melhorar a satisfação e a fidelidade do cliente por meio da utilidade, facilidade de uso e prazer proporcionado na interação com um produto. E ele também pode - e deve - ser aplicado no Instagram.
O design de experiência do usuário é um conceito que tem muitas dimensões e inclui várias disciplinas diferentes - como design de interação, arquitetura da informação, design visual, usabilidade e interação humano-computador.
De acordo com uma pesquisa recente, mais de 51% dos usuários do Instagram verificam suas contas regularmente, e 60% dos usuários afirmaram que aprenderam sobre uma determinada marca no Instagram.
Faça uma análise competitiva de outros perfis considerando:
Quem são eles?
O que eles estão fazendo?
Quantas vezes por semana postam?
Quantos seguidores tem?
Qual tom de voz usam?
Após, identifique se há um gap:
O que estão postando?
Porque estão postando?
Onde estão postando?
Quando estão postando?
Quem eles estão querendo alcançar?
Como eles fazem para alcançar?
Siga definindo o problema que você está tentando resolver e os seus objetivos:
Grupo de usuários (idade, lugar, língua etc.)
O que eles procuram?
E por fim, comece a pensar em algumas ideias de conteúdo (faça uma lista):
educacional? games? motivacional? mentoria?
Como isso será postado (carrossel, vídeo, reels, imagem)
Veja as métricas de comentários, likes, compartilhamentos e salvamentos, e não fique parado se não funcionar, mude a estratégia. Além desses passos, você pode começar traçando perfis de quem serão as pessoas que consumirão seu conteúdo. Coloque no papel a motivação, a dor e como seu Instagram irá ajudar essas pessoas.
Lembre-se que esses pontos devem ser considerados levando em conta um projeto de branding que englobe bem sua identidade e design de marca. De nada irá adiantar mover todos esses esforços se seus seguidores não forem capazes de identificar rapidamente quem está por trás daquilo.
A UX da plataforma do Instagram foi pensada por designers que estudaram a ciência, a arte e a psicologia de seus usuários, criando assim, experiências muito satisfatórias. Assim, você pode entender a melhor maneira para aproveitar todos os recursos disponíveis.