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UX do seu Instagram

Acreditamos que muitos que chegaram até esse post vieram através do Instagram. Há alguns anos ele passou a se tornar nossa ferramenta para interação, venda, lifestyle, distração, comunicação e muitas outras funções. E diante disso, hoje é quase uma obrigação fazer parte dele, e consequentemente enfrentar uma concorrência dinâmica, inovadora e gigantesca.



Agora, se pensarmos nisso associado à experiência do usuário (user experience - UX), podemos alcançar outros patamares. O que queremos dizer é que o objetivo do design UX nos negócios é melhorar a satisfação e a fidelidade do cliente por meio da utilidade, facilidade de uso e prazer proporcionado na interação com um produto. E ele também pode - e deve - ser aplicado no Instagram.


O design de experiência do usuário é um conceito que tem muitas dimensões e inclui várias disciplinas diferentes - como design de interação, arquitetura da informação, design visual, usabilidade e interação humano-computador.


De acordo com uma pesquisa recente, mais de 51% dos usuários do Instagram verificam suas contas regularmente, e 60% dos usuários afirmaram que aprenderam sobre uma determinada marca no Instagram.


Faça uma análise competitiva de outros perfis considerando:

  • Quem são eles?

  • O que eles estão fazendo?

  • Quantas vezes por semana postam?

  • Quantos seguidores tem?

  • Qual tom de voz usam?

Após, identifique se há um gap:

  • O que estão postando?

  • Porque estão postando?

  • Onde estão postando?

  • Quando estão postando?

  • Quem eles estão querendo alcançar?

  • Como eles fazem para alcançar?

Siga definindo o problema que você está tentando resolver e os seus objetivos:

  • Grupo de usuários (idade, lugar, língua etc.)

  • O que eles procuram?

E por fim, comece a pensar em algumas ideias de conteúdo (faça uma lista):

  • educacional? games? motivacional? mentoria?

  • Como isso será postado (carrossel, vídeo, reels, imagem)

Veja as métricas de comentários, likes, compartilhamentos e salvamentos, e não fique parado se não funcionar, mude a estratégia. Além desses passos, você pode começar traçando perfis de quem serão as pessoas que consumirão seu conteúdo. Coloque no papel a motivação, a dor e como seu Instagram irá ajudar essas pessoas.


Lembre-se que esses pontos devem ser considerados levando em conta um projeto de branding que englobe bem sua identidade e design de marca. De nada irá adiantar mover todos esses esforços se seus seguidores não forem capazes de identificar rapidamente quem está por trás daquilo.


A UX da plataforma do Instagram foi pensada por designers que estudaram a ciência, a arte e a psicologia de seus usuários, criando assim, experiências muito satisfatórias. Assim, você pode entender a melhor maneira para aproveitar todos os recursos disponíveis.


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