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TikTok está crescendo mais rápido do que você imagina

Já comentamos por aqui no blog sobre o crescimento que o TikTok está alcançando nos últimos tempos, no entanto ele está mais rápido do que imaginávamos e vem conquistando principalmente as novas gerações. A app chinês está desenvolvendo mais canais por meio dos quais as marcas podem vender, e já ultrapassou o Instagram com os usuários da Geração Z nos EUA, de acordo com um relatório da eMarketer.



“A base de usuários do Instagram está envelhecendo constantemente”, disse Debra Aho Williamson, analista principal da eMarketer da Insider Intelligence. “Este ano, sua faixa etária de crescimento mais rápido será de 35 a 44 anos [aumento de 7,2%], enquanto os ganhos serão muito mais lentos entre adolescentes de 12 a 17 [0,7%] e jovens adultos de 18 a 24 [2,0%]. No entanto, a Geração Z ainda representa quase três em cada 10 usuários no Instagram [28,0%] este ano, então os anunciantes ainda podem encontrá-los na plataforma”.


O Instagram ainda excede em muito o TikTok em termos de usuários totais. A plataforma de propriedade do Facebook terá 118,9 milhões de usuários este ano, um aumento de 3,7% em relação a 2020. E ao que tudo indica, as projeções no Instagram foram ampliadas após a introdução do Reels.

Mais de 60% dos usuários do TikTok são compostos da Geração Z, que se refere a usuários nascidos após 1996. A Geração Z é uma das mais diversas gerações, com altos níveis de educação, nativismo digital, consciência social e cultural e uma alta propensão para ser mais expressivo.


Após lermos sobre o assunto chegamos a conclusão que um dos fatores responsáveis por essa popularidade da plataforma chinesa é graças ao seu algoritmo baseado em conteúdo que é perfeitamente adaptado aos interesses dos usuários, e não apenas ao conteúdo das pessoas que eles seguem. Isso significa que qualquer um pode se tornar viral e dá à plataforma uma vantagem democrática e não filtrada sobre as outras.


A pesquisa da McKinsey mostra que uma das características definidoras da Geração Z é uma expressão da verdade individual. Em diferentes contextos socioeconômicos, os membros desta geração valorizam as identidades individuais, rejeitam os estereótipos e praticam as expressões de identidade com pragmatismo. Eles estão mais abertos a mudanças e fluidez, ao mesmo tempo estão dispostos a se conectar com pessoas de diferentes grupos sobre causas e interesses semelhantes.


Podemos relacionar também esses fatores com o crescimento de produtos personalizados e marcas pessoais. Isso muda a forma como as indústrias tipicamente veem seus consumidores. Enquanto isso, o TikTok prospera com seu conteúdo amplamente diversificado e um algoritmo que oferece soluções personalizadas.


Os próximos passos por enquanto ainda estão sendo testados. A TikTok também está experimentando compras ao vivo e vem fazendo testes com empresas grandes como Walmart desde dezembro. Além de links afiliados e streaming ao vivo, as marcas poderão criar, medir e otimizar seus anúncios no TikTok, confirmou a empresa, em vez de produzir todos os anúncios por meio de um representante de vendas da TikTok.


Definitivamente precisamos ficar atentos para as novas jornadas de compra que vem se fortalecendo todos os dias, principalmente no caso de marcas que têm um público mais jovem.


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