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Tendências de marketing digital para 2023

Muito cedo para já começarmos a falar das previsões para 2023? De forma alguma, quando pensamos no marketing digital o segredo está no planejamento. Com mais 1,5 bilhão de usuários de mídia social em todo o mundo, esse é um mercado que precisa ser totalmente aproveitado por empresas on-line ou por aquelas que ainda não migraram para uma plataforma digital.



Pensando nisso, trouxemos para vocês algumas tendências!


1. Pesquisa por voz

Sim, ela continua por aqui! Se você nos acompanha por aqui, sabe que há algum tempo falamos dos recursos de voz, no entanto, agora eles já deixam de ser uma previsão e realmente estão incorporados no dia a dia. Eles continuam sendo grandes vendedores. A popularidade da pesquisa por voz em casa e em nossos telefones levou a uma das mudanças mais significativas no uso de palavras-chave.


2. Pesquisa Visual

Em vez de digitar uma descrição no Google, os usuários já podem fazer upload de uma imagem e obter informações sobre um item apenas a partir de uma imagem. Se eles estiverem enviando uma foto da planta, a pesquisa retornará informações sobre a espécie, enquanto uma imagem de referência enviará dados históricos - ou quando um usuário pesquisa um produto, ele retorna produtos semelhantes e onde comprá-los. O Google Lens, o Pinterest Lens e as ferramentas de pesquisa relacionadas transformam a câmera de um usuário em uma barra de pesquisa.


Como sua empresa pode alavancar a pesquisa visual? Você pode adicionar imagens de alta qualidade e feitas com um shooting estratégico, marcar a imagem com palavras-chave descritivas, considerar anunciar nestas plataformas.


3. Stories nas mídias sociais

Com algumas plataformas mudando seus formatos de entrega nas mídias sociais, os stories acabaram se tornando um dos conteúdos mais acessados. Eles são fáceis de usar e são uma maneira incrível de apresentar produtos, eventos e até mesmo experiências de bastidores. Por exemplo, depois de oferecer uma visão dos bastidores, um código de desconto ou um produto de edição limitada por meio do Stories, os seguidores ficarão viciados em suas atualizações – contanto que você entregue. Considere-os na hora de pensar na sua estratégia.


4. Marketing Conversacional

Se você quer atrair clientes, uma forma de fazer isso é falando com eles como se estivesse tendo uma conversa normal. Seja por meio de chatbots ou mensagens instantâneas, mais empresas estão conversando com os clientes como fariam com um amigo. Essas interações centradas no ser humano são mais atraentes do que introduções genéricas ou alguém lendo um roteiro. As pessoas podem ver através disso e isso não as fará querer fazer negócios com você.


5. Coleta de dados por meio de práticas como criação de formulários.

Big data tornou-se significativamente mais importante para as empresas do que nunca. Quando se trata de marketing digital, uma tendência provavelmente envolverá as empresas sendo mais proativas na coleta de informações - seguindo todas as leis é claro. Por exemplo, a criação de formulários pode ser útil para descobrir informações de seus clientes que podem influenciar seu próximo lançamento de produto ou serviço. Além disso, esse é um recurso que também permite que você estruture melhor sua campanha de mídia e atinja o público certo.


6. A terceirização para agências de marketing digital

Seja sua empresa pequena ou grande, a terceirização do marketing digital pode ser uma maneira de otimização. Nenhuma companhia quer ser retida por oportunidades porque simplesmente não tem recursos suficientes internamente. Para pequenas empresas e startups, essa pode ser uma oportunidade de se manter sempre atualizado e desfrutar das melhores estratégias - já que muitas dessas agências têm conhecimento focado no ambiente digital.


E por aí, já pensando em como vai se reinventar para o próximo ano?


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