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Rebranding: a importância de se renovar

Se existe algo unânime no mundo dos negócios é que tudo está sempre em transformação e passível de mudanças. Imagina, se até nós, pessoas, as vezes precisamos mudar o visual, rever relacionamentos e repensar em nossas atividades, com as marcas isso não seria diferente. A transformação das marcas vai muito além de seus aspectos visuais, é sobre uma rever todo universo, objetivos e estratégias que estão sendo utilizados.


Muitas vezes, as empresas precisam mudar, seja para conquistar novos resultados, por crescimento internacional, nova gestão, má reputação, imagem desatualizada ou muitas outras questões. E para isso, o rebranding é uma das estratégia mais procuradas. Ele envolve o desenvolvimento de novos conceitos e processos para à empresa e pode acabar até desenvolvendo um novo nome comercial, símbolo, logotipo da empresa, materiais de comunicação e estratégias a fim de criar uma identidade de marca coerente ao cenário que ela pertence hoje.


Essa transformação, quando pensada junto com uma estratégia inteligente pode fornecer à sua empresa uma oportunidade de se destacar da concorrência, mostrando ao seu público-alvo o que torna sua empresa diferente e melhor. A reformulação permite que você conte uma história de marca mais forte e atual, se relacionando com as questões que estão em pauta e adotando novas tecnologias.


Imagem BuzzFeed


Mas para que tudo dê certo e tenha um resultado efetivo no mercado, é preciso entrar nesse processo de mudança de corpo e alma. Escolher à empresa de marketing e branding certa faz toda a diferença. Você não vai estar só dando uma repaginada ou refazendo o logo, essa é uma estratégia de reformulação total que repensa até as crenças e valores da marca.

Se você está se perguntando se sua marca precisa de uma atualização, dê uma olhada nesses sete indicadores e veja se ela se encaixa em algum deles.


  1. Está buscando novo público

  2. Expansão de marca

  3. Atualização de marca

  4. Não reflete sua missão e valores

  5. Está passando por uma crise

  6. Precisa de avanços tecnológicos

  7. Se fundiu ou adquiriu outra empresa

Apesar de cada caso ser um caso, de tempos em tempos é interessante pensar se está tudo alinhado e o que pode melhorar. Uma das maiores vantagens de renovar a aparência de sua marca é a capacidade de alcançar novos clientes. Quando você se concentra em novos aspectos do seu negócio e os promove corretamente, as pessoas notam. O rebranding pode oferecer o estímulo de que sua empresa precisa para gerar um novo crescimento em um mercado em constante evolução. Mas dentre outros benefícios ele também proporciona aumento de engajamento, construção de uma reputação consolidada, diferenciação de mercado e alinhamento de comunicação interna e externa.


Resumindo, uma marca é a soma de todos os pontos de contato com clientes atuais ou potenciais. Esses pontos de contato incluem proposta, valores, discurso, tom de voz, logotipo, papelaria, material de comunicação, instalações comerciais, e até mesmo como sua equipe se comunica com sua base de clientes.


Esse não é um processo simples, fácil e nem rápido, mas vale a pena e reflete um posicionamento inovador das marcas que cria oportunidade de mercado. Algumas vezes, o primeiro sinal de que você precisa de uma reformulação da marca é o fato da ideia já estar passando pela sua cabeça.


A transformação é necessária e constante e não podemos deixar de ser atuais, inteligentes e estratégicos.


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