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Posto ou não posto?

Com tanto conteúdo sendo postado e publicado nas redes é comum nos perguntarmos “devo postar e me posicionar sobre isso?” ou “será que esse tipo de assunto segue a voz da minha marca?”. Essa pergunta nunca terá uma única resposta certa, já que depende da dor e necessidade do cliente naquele momento. Uma foto de receita, um stories de viagem… tudo pode ser engraçado e Instagramável, mas será que vale a pena postar?



Quando se trata de aumentar o conhecimento da marca, o Instagram é uma das melhores plataformas de mídia social para alcançar novos públicos rapidamente. A natureza visual da plataforma a torna o caminho perfeito para cativar a atenção do seu público-alvo. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, o Instagram é a segunda plataforma de mídia social mais popular.


A chave para aumentar o conhecimento da sua marca por meio do Instagram é a consistência. O conteúdo que você publica deve ser consistente com a personalidade geral da sua marca. Publique imagens e vídeos que estejam em linha com os objetivos da sua marca. Tome cuidado com as postagens pessoais demais.


E o porquê disso? Quando os usuários acessam a página do Instagram da sua marca, eles devem ser capazes de dizer do que se trata. Qualquer imagem que você poste em sua conta do Instagram deve servir para fazer as pessoas conhecerem suas ofertas e valores comerciais. O Instagram é ótimo porque você pode anunciar os produtos e ofertas da sua marca sem ser vendedor.


Existem alguns filtros que você pode usar: Autenticidade, Valores, Atributos e Propósito. Se passar por esses quatro filtros, vá em frente! Mas se ainda estiver com dúvidas, principalmente por ser um conteúdo pessoal, tente responder às seguintes questões:

  • Isso ajudará meu público de alguma forma? Qual é o objetivo de compartilhar? Seu público deve se sentir motivado, inspirado, educado ou conectado a você depois de ler sua legenda.

  • Este conteúdo está relacionado ao meu negócio, produtos ou serviços?

  • Esse conteúdo ajudará meu público a saber, gostar e confiar mais em mim?

  • Eu compartilharia essas informações em público com um estranho? Pense sobre este cenário: você estaria disposto a escrever esta informação em sua testa e andar pela cidade com ela lá?

Após esses passos, entenda que cada recurso tem uma função específica na plataforma. A fim de realmente possuir uma estratégia social, recomendo que você use as histórias do Instagram a seu favor. Amplifica o seu envolvimento, o que é cada vez mais importante em uma plataforma de mídia social que funciona contra criadores de bootstrapping que não investem em anúncios. Ganhe engajamento organicamente por meio dos recursos que você tem à sua disposição. As histórias do Instagram estão no topo da lista.


Incentivar que seu público produza posts também é super válido! O chamado Conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é qualquer material criado por pessoas. As marcas geralmente compartilham o que foi gerado por eles em seus canais de marketing. Existem dois motivos principais pelos quais você deve incentivar o conteúdo gerado pelo usuário:


  • Quando os usuários compartilham postagens que apresentam sua marca, eles a expõem para seu próprio público;

  • Ao compartilhar esse conteúdo gerado pelo usuário em sua conta, você dá credibilidade à sua marca. Um estudo aponta que 75% dos participantes diz que UGC torna uma marca mais autêntica.

O segredo é criar conteúdo de alta qualidade que seu público-alvo ache interessante. Além disso, lembre-se de escrever legendas cativantes que atraiam a atenção dos usuários.

Adicione essas dicas de marketing à sua estratégia digital!


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