Buscar
  • One Branding

One’s Lifestyle: Viver com menos

Sabe aquela ideia de que menos é mais? E se você aplicasse ela na sua vida inteira, como acha que seria? Imagine mudar completamente o jeito que levamos a vida. Se há 20 anos a tendência era pessoas se mudarem do interior ou de outras cidades para os centros comerciais do mundo, hoje esse movimento se mostra em desaceleração. A tendência de viver no minimalismo e intensificar os momentos que realmente importam está ficando cada vez mais comum.


Apesar de já existir esse processo de desurbanização, era mais comum ver essa escolha sendo feita por pessoas de idade avançada ou aposentados, no entanto a pandemia mostrou que essa pode ser uma mudança para qualquer pessoa e estilo de vida. Se antes o principal motivo da vinda para cidade grande era a busca por um trabalho, com a implementação do isolamento social e do home office isso deixou de ser uma necessidade. Conciliar a vida fora das grandes metrópoles junto ao trabalho em uma empresa é mais possível do que nunca.



Cerca de 94% das empresas brasileiras afirmam que atingiram ou superaram suas expectativas de resultados com o home office, revelou a Pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19, conduzida pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Mesmo que o isolamento social acabe por completo, muitas companhias já decidiram mudar completamente para esse modelo ou pretendem aplicá-lo para uma boa parte dos funcionários.


E se tudo seguir como está sendo indicado, porque manter uma vida em cidades mais poluídas, com trânsito, distante da natureza, custo de vida caro, as vezes longe dos familiares e diversos outros fatores? Ao longo da pandemia muitas pessoas tiveram a oportunidade de voltar para suas cidades de origem ou permaneceram em casas de praia e campo, percebendo que trabalhar olhando para o mar e respirar um pouco de ar puro entre as reuniões é o equilíbrio perfeito.


Outro movimento importante que a pandemia trouxe, foi que ao passarmos mais tempo dentro de casa, percebemos como não usamos tudo o que temos. Aqui na ONE, nosso time mudou hábitos de desperdício, paramos para olhar nosso guarda roupa e doar o que não usamos mais, além de dar mais valor às relações pessoais.


Algumas lições com o documentário da Netflix ‘Minimalism’, que promove a ideia de encontrar a liberdade ao viver com menos, os prejuízos que estão sendo causados no meio ambiente através de uma vida maximalista e as dificuldades e particularidades que cada indivíduo pode encontrar nesse processo.

Tudo que estamos passando veio para nos mostrar como somos capazes de nos adaptar e que precisamos mudar a forma que vivemos. Apesar de não ser algo simples, é legal começar fazendo pequenas mudanças. O importante é se perceber, refletindo sobre o hoje para mudar o amanhã.

14 visualizações

© 2019 By @ONEBRANDING

Rua Frei Caneca, 1407 - Consolação,

São Paulo - SP, Brasil