top of page

One´s Lifestyle - Viaje através do paladar

Sabe aquela lembrança de um determinado sabor; de um cheirinho que vinha direto da cozinha e que a gente logo sentia ao entrar em casa; a alegria de saber que, naquele dia, iria comer um prato gostoso, preparado por alguém que pensou em você? Comida mexe com a gente!


E aproveitando o gancho, comida e viagens andam de mãos dadas. Uma das melhores maneiras de experimentar a cultura estrangeira é degustando a culinária única que os países têm a oferecer.



Basicamente o paladar funciona em duas partes: as células receptoras do paladar na língua - que realmente interagem com a comida - e os neurônios que dizem ao cérebro o que está provando. Cada célula receptora de sabor só pode responder a um sabor (doce, amargo, azedo, salgado ou insosso), e os neurônios são igualmente específicos. O cérebro interpreta os sinais de cada grupo de neurônios com um sabor diferente.


O sistema sensorial do paladar estabelece conexões. Comece a prestar atenção em como você se sente ao comer alimentos diferentes. A gastronomia ganhou relevância social nos últimos anos. No caso das viagens, mais que um ato de se alimentar, passou a ser uma experiência cultural, forte o suficiente para criar e moldar uma viagem. Ou seja, gastronomia é um nicho, à medida que pessoas podem querer viajar exclusivamente para isso, e é o todo, já que não há quem não tenha experiências culinárias durante uma viagem.


Nossa proposta é explorar cada dia ou final de semana um país diferente, com texturas, temperos e sabores diversos. Preencha seu passaporte culinário! Não precisa nem ir muito longe, por exemplo, se te perguntarem qual é a comida típica brasileira, você saberia responder? Nosso país é tão grande que cada estado já conta com um mundo de possibilidades.


Caso você goste de cozinhar, inove nos temperos e explore pratos. Se a execução de pratos não for tanto um ponto forte seu assim, peça pelos aplicativos mesmo, você vai surpreender com o número de opções disponíveis que quase sempre passamos batido.


Quer uma sugestão, vamos deixar aqui uma receita diretamente da Tailândia, o Pad Thai, já conhece?


Ingredientes:

200g de tofu cortado em cubos

1 colher de sopa de óleo de gergelim cru

1 brócolis em flores já cozido

Sal marinho

2 dentes de alho

½ cebola

½ xícara de chá de coentro picado

100g de broto de feijão

1 pacote de macarrão de arroz tipo tailandês

3 colheres de sopa de amendoim torrado sem sal para decorar

¼ de abacaxi cortado em tiras


Ingredientes - Para o molho

2 colheres de sopa de tahine

4 colheres de sopa de shoyu

1 colher de sopa de melado

1 limão grande

2 colheres de sopa de missô (pasta de soja fermentada)

¼ de xícara de chá de água


Modo de Preparo - Para o macarrão e o refogado

1. Em uma panela grande, coloque água para ferver. Nela, você irá cozinhar o macarrão.

2. Em outra panela média, refogue o alho e a cebola no óleo de gergelim. Adicione o tofu em cubos e o sal. Deixe o tofu dourar em fogo médio. Cozinhe por cerca de 7 minutos, até que esteja bem dourado.

3. Acrescente o brócolis, o abacaxi, o broto e cozinhe por mais 5 minutos. Misture o molho e reserve.

4. Cozinhe o macarrão tailandês por 10 minutos na água com sal.

5. Escorra o macarrão e misture-o ao molho com o refogado. Acrescente o coentro, misture bem e sirva com amendoim torrado para decorar.


Modo de Preparo - Para o molho

1. Bata todos os ingredientes no liquidificador ou processador e misture ao prato como descrito acima.


Para viajar pelo mundo, basta deixar suas papilas gustativas e estômago liderarem o caminho! É mais divertido assim. Bom apetite!


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page