top of page

One's Lifestyle: Qual o seu lugar preferido no mundo?

As pessoas são atraídas para lugares pessoalmente significativos. Ver ou lembrar desses lugares melhora o humor e favorece o bem-estar. Quase todo mundo tem aquele lugar que te leva para outro estado de espírito, no qual as angústias e ansiedades da rotina agitada vão embora. Apesar de parecer algo trivial, dentro de cada um isso prova ter efeitos maiores do que imaginamos. São pensamentos simples e memórias capazes de transformar o jeito que levamos a vida.


Alguns lugares tem um significado peculiar para determinadas pessoas. Visitar, lembrar ou imaginar esses lugares pode ajudar a melhorar o humor, apoiar a recuperação do estresse e da fadiga mental e apoiar a autorregulação emocional e cognitiva. Pode ser aquele restaurante romântico, o banco do parque favorito, a casa da avó ou a praia que ia quando criança, varia de pessoa para pessoa.



Uma parte específica do cérebro é responsável por aprender e lembrar as localizações precisas de lugares que são especiais para nós, como mostram as pesquisas da Universidade de Columbia. As células locais são neurônios que nos ajudam a mapear o ambiente, e tanto em ratos de laboratório quanto em humanos, essas células estão no hipocampo - uma região do cérebro vital para o aprendizado, a memória e a navegação.


Como as pessoas respondem a lugares pessoalmente significativos é diferente. Mas o que se sabe é que ter um lugar especial pode promover a recuperação do estresse e da fadiga, mesmo que ele permaneça na imaginação. Ambientes com qualidade “restauradora” demonstraram ter resultados positivos significativos. De acordo com pesquisas, espaços verdes, elementos de água e outros ambientes naturais ao ar livre são os mais comuns de serem constatados como espaços que ajudam na recuperação, mas na verdade o mais importante é encontrar qualquer tipo de local que o ajude a relaxar.


Os efeitos de ambientes restauradores são fisicamente mensuráveis. Você pode obter benefícios como redução da pressão arterial e frequência cardíaca e redução da tensão muscular. Além dos benefícios físicos, você pode afastar sentimentos negativos, como raiva, tristeza, ansiedade e cansaço, e mais emoções positivas, energia e tranquilidade. Depois de visitar um local restaurador, você também pode descobrir que sua capacidade de se concentrar no trabalho aumentou e seu foco se aguçou.


Pense em lugares que o afetaram positivamente quando você os visitou. Algum lugar o deixou mais calmo ou relaxado após a visita. Existe um lugar que o energizou ou deu um impulso ao seu entusiasmo? Você se sentiu mais alerta e concentrado depois de passar algum tempo? Que o ajudou a esquecer as preocupações do dia-a-dia, clarear sua mente? Anote esses lugares para ir na próxima vez que sentir que precisa relaxar ou focar novamente.


Quando crianças temos bem claro em nossas mentes quais são esses lugares quase mágicos para gente, mas conforme vamos crescendo acabamos perdendo um pouco dessa essência. É interessante que você realize um trabalho interno, quase como uma meditação, e entenda qual o seu lugar preferido no mundo, o porquê disso e como você pode fazer para estar mais conectado com ele no dia a dia.


Prometo que vale fazer esse exercício, muitas vezes vem respostas na nossa cabeça que nem imaginávamos.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page