Buscar
  • One Branding

One's Lifestyle: O que te inspira?

Você está inspirado? O que o motiva a ser uma pessoa melhor ou a continuar evoluindo? Em uma cultura obcecada em medir talentos e habilidades, muitas vezes esquecemos o importante papel da inspiração. É ela que nos desperta novas possibilidades, permitindo-nos transcender nas nossas experiências e limitações comuns.


Às vezes podemos achar que ter uma inspiração é uma coisa clichê, ou algo que costumávamos ter quando criança. Mas é importante lembrar que nem sempre podemos esquecer o que realmente nos faz brilhar os olhos e nos move em direção aos nossos princípios e objetivos. Apesar de em alguns momentos ser esquecida por causa da sua natureza ilusória, a inspiração é muito necessária para tangibilizarmos as realizações da vida.


Ilustração Cecilia Castelli


A inspiração impulsiona as pessoas a aspectos que vão da apatia à possibilidade de transformar a maneira como percebemos nossas próprias capacidades. Diferente da motivação, que prevê um resultado mais imediato, a inspiração está relacionada com a longevidade e pode ser aplicada em diversas áreas da vida. Ela pode surgir a partir de um livro, uma música, uma pessoa, histórias de vida que marcaram ou qualquer outra referência que esteja na sua memória.


Sem inspiração, faltam os estímulos do desejo e o ímpeto da ação. Ela é a noção que faz a pessoa se levantar novamente após cada queda da vida. É o impulso espiritual que um ser humano precisa para seguir em frente. Mesmo no ato do fracasso, quando sua mente está cansada e o sentimento de estar repetidamente vivendo mais derrotas do que vitórias, você ainda se levanta porque é inspirado pelo objetivo final.


A inspiração também é um impulsionador para a criatividade. Pessoas inspiradas se veem normalmente como mais criativas e mostram aumentos reais nos resultados de produção no trabalho e em projetos pessoais. A nossa economia global competitiva exige principalmente que os líderes mudem seu foco de gestão para que alcancem uma diversidade de recursos dentro da empresa, propondo desafios e compartilhando conhecimento interno.


Apesar de pensarmos que precisamos ter apenas uma única inspiração, é interessante pensar que ela é fluída. Através de conversas no dia-a-dia, de novas vivências, de dias bons ou dias ruins… cada referência externa pode te fazer ter uma referência interna diferente. Passar um tempo com as mesmas pessoas todos os dias pode ser confortável, mas com o tempo pode acabar nos alienando à novos estímulos. Ao conviver com novas pessoas - especialmente aquelas que estão envolvidas em atividades diferentes e cenários diferentes dos seus - você fica mais próximo de novas idéias e percepções.


Uma dica é tentar definir as qualidades de uma pessoa que o inspira, a partir desse exercício você pode tentar aplicá-las na sua vida. Algumas das pequenas coisas que aprendemos dos outros, levamos conosco durante uma grande parte de nossa vida. São essas pequenas sementes de inspiração que aos poucos vão formando nossa totalidade.


Nem sempre percebemos quando somos inspirados por algo ou alguém, muitas vezes são acontecimentos simples, e que estão no inconsciente. O segredo é: Deixe a inspiração ser inesperada, mas não deixe que seja indesejável. Não podemos controlar as coisas que nos inspiram. O que podemos controlar é o quanto queremos fazer com que essa inspiração esteja na nossa vida.


E para você, o que te inspira?


22 visualizações

© 2019 By @ONEBRANDING

Rua Frei Caneca, 1407 - Consolação,

São Paulo - SP, Brasil