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One’s Lifestyle: A psicologia das Cores

Quando se trata de comunicação, a paleta de cores é um elemento importantíssimo neste processo. Inconsciente ou não, os tons podem evocar emoções, inspirar reações e mudar modos de pensamento. Pode excitar ou aliviar o seu humor, aumentar ou diminuir a pressão arterial e até abrir o apetite! A cor é vital para a experiência humana. Por meio dela, sentimos, nos comunicamos e até nos curamos. Não é atoa que o marketing e a publicidade se apropriaram tão bem delas para vender produtos, chamar atenção e melhorar a produtividade.



Mas por que as cores possuem uma força tão poderosa em nossas vidas? Que efeitos pode ter em nossos corpos e mentes? Embora as percepções de cores sejam um tanto subjetivas, existem alguns efeitos de cores que têm significado universal.


A psicologia da cor é o estudo de como as cores afetam percepções e comportamentos. Em marketing e branding, a psicologia das cores se concentra em como as cores afetam as impressões dos consumidores sobre uma marca e se elas persuadem os consumidores a considerar marcas específicas ou a realizar uma compra. É um importante campo de estudo a ser considerado ao criar ativos de marketing, construir um novo negócio ou reformular uma marca de um negócio já existente.


Os tons na área vermelha do espectro de cores são conhecidos como cores quentes e incluem vermelho, laranja e amarelo. Essas cores quentes evocam emoções que variam de sentimentos de calor e conforto a sentimentos de raiva e hostilidade. Já os tons no lado azul do espectro são conhecidos como cores frias e incluem azul, roxo e verde. Essas cores costumam ser descritas como calmas, mas também podem trazer à mente sentimentos de tristeza ou indiferença.


A cor pode desempenhar um papel importante na transmissão não-verbal de informações sobre cada pessoa, criando certos estados de espírito e até influenciando as decisões. Dado que 90% dos julgamentos instantâneos são influenciados apenas pelos efeitos psicológicos da cor, é importante saber o que as cores significam e que respostas podem provocar. Como por exemplo:

  • Branco: pode ser fresca e limpa. A cor é frequentemente usada para evocar uma sensação de juventude e modernidade.

  • Preto: o preto é uma cor "poderosa", que pode ser a razão pela qual o preto é a cor mais popular para veículos de luxo. As pessoas costumam descrever a cor como sexy, poderosa, misteriosa e até ameaçadora.

  • Prata : está ligada a um senso de inovação e modernidade. Os produtos de alta tecnologia costumam ser prateados, por isso a cor costuma estar associada a coisas novas, modernas e de ponta.

  • Vermelho: o vermelho é uma cor ousada que chama a atenção, portanto, preferir ela pode significar que você deseja projetar uma imagem de força, ação e confiança.

  • Azul: a cor da estabilidade e segurança, indica que você é confiável.

  • Amarelo: pode significar que você é uma pessoa feliz em geral e talvez um pouco mais disposta a correr riscos do que a média.

No entanto, é preciso levar em conta que a percepção de cada indivíduo pode influenciar como nos sentimos e agimos, esses efeitos estão sujeitos a fatores pessoais, culturais e situacionais. A verdade é que a cor depende demais de experiências pessoais para ser universalmente traduzida em sentimentos específicos. Não há garantia de respostas e certezas, mas que a cor (sua tonalidade e nome) nos influenciam é impossível de negar.


Mas e você, já parou para pensar qual cor você seria? Teste aqui qual mais combina com a sua personalidade.

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