Buscar
  • One Branding

o futuro do trabalho

O mundo corporativo definitivamente está passando por mudanças. De alguns anos para cá começamos a repensar se o modelo de trabalho que estávamos acostumados é de fato o melhor formato ou só estávamos esgotando um sistema. Apesar de muita gente achar que mudanças como o home office só foram adotadas por conta da pandemia, esse caminho já vem sendo percorrido há algum tempo.



Quando você pensa sobre o futuro do trabalho, a automação e a Inteligência Artificial (IA) são provavelmente as primeiras tendências que vêm à mente. Mas você já parou para pensar que o futuro do trabalho não envolve apenas tecnologias? É sobre muito mais do que isso, estamos falando de pessoas.


Mas veja que doido, se a gente parar pra pensar, o local de trabalho do século 20 não existe mais. Estamos vendo transformações que comprovam que a necessidade do trabalho presencial logo se tornará o vestígio de uma era. O futuro do trabalho está sim no mundo digital, mas além disso, está no livre arbítrio, na opção de escolha do formato que melhor se aplica na vida e rotina de cada um. Todo bom líder sempre em busca de novas formas de engajar sua equipe e facilitar o crescimento de seus profissionais, e é perceptível também que houve uma mudança nos desejos, benefícios e qualificações dos colaboradores.


A chegada da geração Z ao mercado corporativo também tem provocado rearranjos na cultura de muitas empresas. Muitos especialistas que participam da Remote Year’s Future of Work, indicam que o segredo é captar novos talentos antes mesmo de concluírem suas educações. Uma dica é usar a gamificação como parte do processo de aprendizagem dos funcionários, facilitando a implantação de novos sistemas, processos e iniciativas.


Apesar de tudo isso parecer tão disruptivo, grande parte dessas mudanças serão extremamente positivas para o local de trabalho. Em vez de fazer tarefas mecânicas, os trabalhadores se concentraram em projetos que requerem qualidades e habilidades exclusivas dos indivíduos: criatividade, resolução de problemas complexos e pensamento crítico.


Algumas dicas são:

- Ofereça horários de trabalho flexíveis

- Dê base e aprimoramento para seus funcionários

- Ofereça estágios e contrate recém formados

- Celebre a criatividade e a estimule dinâmicas de brainstorm em grupo


Pense que agora estamos em uma maratona, não em uma corrida.Nosso futuro será caracterizado pela aceleração da mudança que estamos começando a experimentar agora. No entanto, com prática e paciência, podemos abraçar o desconhecido com um pouco mais de coragem.


15 visualizações

© 2019 By @ONEBRANDING

Rua Frei Caneca, 1407 - Consolação,

São Paulo - SP, Brasil