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Onde está meu público? Marketing 360°

Atualizado: Ago 14

O termo que está em voga e tem sido muito usado recentemente, é "marketing 360°". Esse é um método super eficaz e funcional para divulgar sua marca de forma ampla e impactante. Mas, quando se trata de realmente criar e executar uma campanha de marketing 360°, você sabe por onde começar?


O marketing 360° é uma campanha integrada com mensagens focadas espalhadas por vários pontos de contato com a persona - da descoberta à compra. O objetivo é criar uma mensagem consistente, abrir um diálogo com o cliente, e gerar aproximação e relacionamento com ele, valorizando assim a marca e potencializando os resultados.



Em plena era digital, é necessário adotar novos paradigmas e acompanhar os impactos das novas tecnologias no comportamento do consumidor. Uma estratégia 360° representa a não canalização dos investimentos de marketing em um único meio de contato. Ao contrário disso, a estratégia consiste em desenvolver um conjunto de ações integradas em uma mesma campanha, mas que transita em canais estratégicos da jornada do consumidor. Isso é possível através de um trabalho de mapeamento dos pontos de contato desse consumidor e avaliação da psicologia de consumo no pipeline (funil de oportunidade de vendas).


A abordagem representa uma análise sobre toda a jornada do cliente, desde a busca até o momento da compra. O foco é levar a mensagem e propósito da marca para o seu público, onde quer que ele esteja. De forma integrada, busca transmitir uma percepção única para seus clientes, estabelecendo uma mesma linguagem independentemente do meio de comunicação utilizado.


Quando usar:

  • Estratégia de branding

  • Construção de posicionamento

  • Comercializar um novo produto ou serviço


É importante que você fique atento aos resultados da campanha, deixe os números te indicarem onde é necessário maior investimento e os meios que estão gerando melhor retorno. Seu principal objetivo é dar a sensação aos clientes de que sua marca está em todos os lugares e que o produto é uma tendência e não pode deixar de ser comprado. Entenda o local que parte o maior número de tráfego e faça ser justificável a compra do produto na vida das pessoas. Selecione as mídias com sabedoria para medir com precisão os possíveis retornos.


Uma etapa importante é a de mapeamento de fases e estabelecimento de duração da campanha. Conforme sua marca se torna mais popular, é interessante refinar as mensagens e até adotar novos canais. Em alguns casos as campanhas não precisam nem ser encerradas e podem se manter ativas durante um período indefinido e até maior. Pense como a campanha será alimentada, quais são os canais, o público que quer atingir e o impacto que quer gerar.


A execução de uma campanha 360° inclui estratégias no ponto de venda, relações públicas, plano de mídia, produção de conteúdo digital, estratégias para mobile, hotsites, além é claro, de social media. Não há limites para a criatividade e uso dos canais em campanhas integradas. Além disso, é preciso transformar dados em informação na análise de dados e monitoramento. Certificando-se de enviar a mensagem certa para as pessoas certas, no dispositivo certo e na hora certa.


Algumas ações interessantes são estratégias de visual merchandising (layout e exibitécnica no pdv) coordenadas com campanhas online, estratégias de sampling (amostras) e packaging (embalagem), crm (programa de relacionamento com o cliente), inbound marketing (estratégias de geração de fluxo e relacionamento online), entre outras.


Podemos dizer que o marketing 360° é uma estratégia eficaz, tanto para as grandes empresas quanto para os pequenos negócios. Mas é preciso escolher estrategicamente. Como sempre dizemos, ideias não faltam e podem até serem ilimitadas. Mas todos de uma forma ou de outra, possuem recursos de tempo e dinheiro que não são infinitos. Além disso, estamos em uma era onde o desperdício não convém. Então se você precisa uma contribuição extra para montar uma boa estratégia 360º e impulsionar o seu negócio, pode entrar em contato com a gente!


Ah... e se tiver alguma idéia que não falamos por aqui, compartilha com a gente. É como dizem, dica boa é dica compartilhada!


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