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instagram: entretenimento valioso para marcas

Desde o seu lançamento em 2010, o Instagram conquistou o mundo e hoje é muito difícil achar alguém que não esteja conectado na plataforma. Com o tempo o Instagram passou a ter conteúdos que vão além de uma galeria de imagens, passando a ser mais um espaço para divulgação dos negócios. Você também deve ter notado o aumento das marcas que desenvolveram suas presenças nas mídias sociais, e com isso novas oportunidades de marketing e estratégia também surgiram.


Qualquer empresa tanto ao BtoB quando ao BtoC, voltada a qualquer tipo de segmento, pode utilizar o Instagram como ferramenta de divulgação, estratégia de venda e presença digital. Um ponto de atenção é a constante transformação e atribuição de novas ferramentas da plataforma que exigem acompanhamento e atualização das marcas a fim de encontrar as melhores estratégias para otimizar o uso das ferramentas disponíveis.


O Instagram atualmente tem a maior taxa de engajamento de todas as plataformas de mídia social e os consumidores consideram o Conteúdo Gerado por Usuário (UGC) 35% mais memorável e 50% mais confiável do que qualquer outra mídia. Além disso, 93% dos consumidores consideram o UGC útil ao tomar uma decisão de compra. Curiosamente, os millennials são os maiores impulsionadores, contribuindo com mais de 70% de todos os UGC.


Paciência e experimentação são fundamentais para encontrar a fórmula que melhor funciona para sua empresa. Por exemplo, passe um tempo procurando hashtags populares para ver se sua postagem se encaixa, entendo qual linguagem está mais relacionada com a sua marca e seu público, ações que podem ser uma oportunidade para impulsionar as vendas e até a frequência que você deve postar.

Nos últimos anos, a plataforma ganhou diversos recursos importantes para alavancar seu alcance e vamos te mostrar como e quando você pode utilizar cada um deles.



Reels


O mais novo recurso adicionado traz características semelhante ao TikTok, e permite que os usuários do Instagram possam gravar e editar videoclipes de 15 segundos com música e compartilhá-los. Mas qual a verdadeira diferença dele para o app chinês? O TikTok é mais popular entre os jovens de 16 a 24 anos, enquanto o Instagram é mais usado por jovens de 25 a 34 anos.

Diversos conteúdos podem ser explorados, como por exemplo conteúdo educacional, estudos de caso/análises, bastidores, história da empresa, assuntos institucionais e muitos outros. Essa é a hora de experimentá-lo pois o algoritmo da plataforma está impulsionando e querendo divulgar sua novidade, fazendo o alcance ser maior do que o das outros tipos de postagem.


IGTV


Disponível para produção de vídeos por meio do prórpio app do Instagram ou do aplicativo IGTV independente, os usuários podem visualizar os vídeos na vertical e permite que os usuários carreguem vídeos de até 10 minutos em um canal próprio, enquanto alguns grandes criadores podem enviar vídeos de até uma hora. Um grande desafio de introduzir o IGTV em seu mix de marketing ou comunicação é a criação de vídeos autênticos que agradem ao seu público e criem interesse para o consumo de um conteúdo mais longo. Os consumidores na IGTV tendem a buscar uma conexão pessoal, então se você simplesmente enviar um vídeo corporativo (ou qualquer conteúdo que seja muito formal) na plataforma, provavelmente será mal recebido.


Stories


A ferramenta permitem que você conte uma história usando várias fotos e vídeos em até 15 segundos por stories. As publicações ficam disponíveis no perfil da conta por 24 horas, o que significa que o prazo deve ser algo para levar em consideração na sua decisão de conteúdo. Na maioria das vezes, é melhor criar recursos visuais e gráficos que podem ser utilizados ​​em várias plataformas que também terão uma vida útil mais longa.

O stories permite que você inclua um link para uma página de destino, gerando um call to action para que você possa dar o pontapé inicial no seu processo de conversão de leads para consumidores. Além disso, as histórias do Instagram também tornam mais fácil para leads em potencial entrarem em contato e iniciarem uma conversa. Publique enquetes, divulgação de novidades, anúncios de live e outros conteúdos que possam ser passados de forma rápida e que gere engajamento.


Hashtags

As marcas não devem utilizar apenas as hashtags populares do momento, mas também estar cientes das tendências emergentes entre consumidores e influenciadores. Com a mudança que aconteceu em dezembro de 2019, que permite os usuários seguirem uma hashtag, a forma que o algoritmo as reconhece mudou. Não basta apenas usar algo genérico demais, é importante pensar qual é o objetivo de cada postagem para que possa ser dado mais visibilidade para o determinado assunto. É interessante que as marcas criem hashtags próprias ou específicas para cada ação.

A melhor maneira de garantir o sucesso é pensar com cuidado antes de postar e avaliar constantemente o que você está publicando e resposta das suas atividades online. Com todas as redes sociais que estão disponíveis hoje, é preciso compreender as plataformas em que seu público está presente para que seu canal tenha sucesso, engajamento e interação.


O Instagram, como toda rede social, busca divertir o público que quer entretenimento, por isso a empresa que realmente cria conteúdos cativantes ao invés de fazer do Instagram um mero catálogo de produtos e serviços gera mais empatia, atrai mais seguidor e agrega valor à marca, transmitindo os ideais do seu negócio.

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