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Growth Hacking

Temos visto bastante consultores, profissionais de marketing e empreendedores falarem no termo “growth hacking” ultimamente. Essa é uma maneira de desenvolver um negócio, e alguns até chamam de “o futuro do marketing”, mas o que isso realmente significa?



Um growth hacker explora sistematicamente novas oportunidades de crescimento em qualquer parte da jornada do cliente, desde a conscientização, passando pelo marketing, até os embaixadores da marca, otimizando o produto. Pense no termo 'hacking' como pequenos atalhos que tornam sua vida mais fácil.


O growth hacking é mais comumente associado a startups e pequenas empresas, ou seja, aquelas organizações que não têm muito dinheiro sobrando, mas precisam de resultados rapidamente. No entanto, é um conceito escalável aplicável a qualquer negócio online que pretenda manter o crescimento e a retenção de uma base de utilizadores ativa.


Mas qual exatamente a diferença entre ele e o marketing digital?

Um growth hacker se concentra nas próximas oportunidades de crescimento , enquanto os profissionais de marketing geralmente já estão muito ocupados com o marketing e a marca do dia-a-dia. Além disso, um growth hacker usa todo o funil , incluindo Retenção e Referência, onde a maioria dos profissionais de marketing analisa Consciência e Aquisição. Considere também o fator de que um growth hacker faz pequenos experimentos, testando quais direções funcionam melhor/mostram mais potencial, onde um profissional de marketing geralmente trabalha em projetos maiores e de longo prazo. E por fim, um growth hacker trabalha orientado prioritariamente por dados.


Para iniciar um processo de Growth Hacking em primeiro lugar, crie seu produto e teste para ter certeza de que há demanda e que as pessoas estão dispostas a pagar por ele. Isso ajudará você a coletar dados para que você entenda suas principais “personas” e pode direcionar as táticas de marketing de crescimento de acordo.


Atualize seu produto em intervalos regulares e continue recebendo feedback dos clientes para saber sempre se está no caminho certo. Ao mesmo tempo, comercialize seu produto para promover o crescimento contínuo e acompanhe o sucesso desses resultados. Testes A/B e outras técnicas de otimização de conversão são cruciais para um growth hacking eficaz.


Alguns exemplos de campanhas bem-sucedidas de growth hacking incluem:

  • LinkedIn – recomendações de um clique para conexões existentes

  • YouTube – Tornando o mais fácil possível para as pessoas compartilharem vídeos do YouTube em seus próprios sites, fornecendo códigos de incorporação

  • Twitter – E-mails de notificação automatizados

  • DropBox – Tática de 'indique um amigo' incentivada para obter novos usuários

  • Airbnb - publicação cruzada de todos os novos anúncios no Craigslist gratuitamente, cruzando oportunidades de oferta e demanda

Testar o que funciona e descartar o que não funciona está no centro desses growth hacks bem-sucedidos. Somente por meio de um processo consistente de hipóteses, testes e refinamentos, os hacks que impulsionam o crescimento de um negócio podem ser descobertos.


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