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Experiência do consumidor - Nostalgia e percepção

Lembra quando você era criança e tudo parecia ser mais simples? Quando a vida era só brincar ou sair com os amigos? O sentimento evocado é de nostalgia, ou anseio por uma época boa que já passou. Mas será que naquele tempo não havia nada de ruim ou a nossa cabeça que é capaz de eliminar só o negativo e frisar o positivo?


Poderíamos usar a expressão "olhar através de óculos cor de rosa”, como sugere Michael Solomon, professor de marketing da Saint Joseph's University. As lembranças dos "bons e velhos tempos", o tempo passado com a família e um aconchegante sentimento de pertencimento ficam marcadas para sempre dentro da gente.


E acredite se quiser, mas o marketing está usando muito disso para te conquistar. Solomon afirma que afirmou que cerca de 10% do marketing hoje tem algum tipo de apelo nostálgico. Quem não ama aquela sensação calorosa que você tem quando vê algo que o lembra de algo do passado?


Quer seja o cheiro de uma comida, ouvir uma música do seu último ano do ensino médio ou ver um ícone (seja um brinquedo favorito ou uma celebridade) de sua infância, há muitas ocasiões, informações sensoriais e situações sociais que têm a capacidade de despertar o desejo de voltar correndo. Aqui no Brasil mesmo temos o exemplo da turnê de Sandy e Júnior após mais de 10 anos do fim da dupla e mostraram ter um público mais fiel do que imaginam.


A função do profissional de marketing é atender uma necessidade criando valor e atendendo uma necessidade do consumidor. Você sabe no que seu consumidor acredita? Qual seu estilo de vida? Como reage aos estímulos da hora da compra? Todas essas são questões importantes para traçarmos uma estratégia sobre o seu processo de compra.


Tudo isso pode ser associado à percepção, um fator de compra determinante que é a atribuição de significados aos estímulos sensoriais (passados) que chamam a atenção do seu produto na mente do consumidor. Ela irá se relacionar diretamente com a memória, fator que lida com as referências que já temos consolidadas e ao comportamento já aprendido, sendo assim o cérebro passa a repetir ações porque sabe que isto é algo seguro.


Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Southampton descobriu que a nostalgia pode realmente ser boa para você. De acordo com os pesquisadores, ela pode “neutralizar a solidão, o tédio e a ansiedade” e também despertar emoções positivas. Além disso, outros estudos descobriram que a nostalgia ajudou as pessoas a lidar com momentos estressantes e transições de vida.


Um grande exemplo disso é o anúncio da Microsoft promovendo seu novo e aprimorado Internet Explorer. Em uma tentativa de conquistar uma geração fiel ao Safari e ao Chrome, o anúncio levou os espectadores ao longo do caminho da memória por meio de modismos e tendências famosas da década de 1990.


Para os profissionais de marketing, a nostalgia pode ter um controle emocional extremamente poderoso sobre os clientes. Lembre-se só de que essa estratégia funciona quando destinada a um público adulto, o qual já teve tempo de desenvolver suas referências e ter mais experiências e maiores lembranças.


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