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Como sua empresa pode entrar no TikTok

Se você estava com receio de se arriscar e entrar neste novo mundo que é o TikTok, precisamos te falar que a popularidade dele está cada vez maior e as marcas estão alcançando públicos mais jovens, aumentando o brand awareness e se tornando virais através do app. Claro que o fato do TikTok ter mais de 1 bilhão de usuários ativos e uma taxa de engajamento fantástica – superando em muito qualquer outra plataforma social hoje também ajuda muito nos resultados de performance.



O primeiro passo é entender como o algoritmo funciona. Na página Para Você ou For You, o TikTok cria fluxos de vídeos determinados por um algoritmo baseado nos interesses dos usuários - essa página funciona como se fosse um feed, mas que não necessariamente você segue as contas que aparecem ali. Os fatores que influenciam o algoritmo incluem o seguinte:

  • Localização

  • Hashtags e áudios tendências

  • Interações do usuário (tempo que ficou no conteúdo, likes, compartilhamentos, duetos, salvamentos e comentários)

Fatores que não influenciam o algoritmo incluem o seguinte:

  • Recorde de desempenho

  • Atualidade dos vídeos

  • Número de seguidores

Como o algoritmo não considera a contagem de seguidores ou o desempenho do conteúdo anterior, qualquer conteúdo tem a chance de se tornar viral.


Uma ótima maneira de uma marca aproveitar o TikTok é se envolver com a comunidade de influenciadores, que têm uma sólida compreensão da plataforma e podem transformar mensagens rígidas da marca em vídeos divertidos e criativos. Esse tipo de marketing é particularmente eficaz para abrir seu conteúdo para um novo público e aumentar o reconhecimento da marca.


Embora os fãs do TikTok amem conteúdo original, você não precisa passar horas criando a próxima tendência viral. Muitas vezes, os vídeos com melhor desempenho na plataforma são aqueles que replicam ou recriam uma tendência atual. Comece explorando o aplicativo, suas tendências e onde sua marca pode se divertir.


Além de tudo isso, assim como em outras redes sociais, os impulsionamentos pagos e anúncios também funcionam bem quando o assunto é alcançar mais pessoas. Essas são opções relativamente novas na plataforma, mas usando o TikTok For Business as marcas podem exibir anúncios no feed ou criar hashtags de marca e efeitos de vídeo. Existem diferentes tipos de anúncios:

  • Anúncios no feed - Os usuários veem esses anúncios enquanto rolam no feed. Os anúncios no feed são curtos e duram até 60 segundos, mas podem ser vinculados a um site ou loja de aplicativos. Esses anúncios também permitem que os usuários curtam, comentem e compartilhem, pois são mais conteúdo nativo.


  • Aquisição de marcas - Quando um usuário abre o aplicativo TikTok, aparecem anúncios de aquisição de marca. O formato inclui fotos ou vídeos de três segundos. Normalmente, eles são mais caros do que os anúncios no feed, e os anunciantes podem exibir apenas um anúncio takeover por dia com base no interesse.


  • Anúncios do TopView - Os anúncios TopView são vídeos em tela cheia que aparecem assim que o usuário abre o app. A duração típica dura até 60 segundos. Não há distrações nesta visão. Setenta e dois por cento das pessoas pesquisadas preferiram essa versão do anúncio, de acordo com uma pesquisa do TikTok. Os participantes desta pesquisa também disseram que gostaram do posicionamento natural da plataforma.


  • Impulsionamento - Usando o recurso Promoção é você consegue que mais pessoas descubram seus vídeos, direciona mais gente até seu site e aumenta as chances de ter seguidores. Isso significa que seu vídeo será exibido na forma de anúncio enquanto ele for promovido.

Lembre-se que nesta rede não tem como produzir com muita antecedência conteúdos virais, já que as trends surgem repentinamente e não duram tanto tempo. Vale tentar se arriscar para atingir novas oportunidades, seja qual for o nicho ou área da sua empresa.


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