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Como fazer o planejamento de marketing ideal

Para expandir seus negócios, você precisa de um plano de marketing. Esse é um jeito de identificar tudo, desde quem são seus clientes-alvo até como alcançá-los e mantê-los fiéis. Se feito corretamente, seu plano de marketing será o roteiro que você seguirá para obter clientes ilimitados e melhorar drasticamente o sucesso de sua organização.


Ao contrário de um plano de negócios, um plano de marketing se concentra em conquistar e manter clientes; é estratégico e inclui números, fatos e objetivos. Um bom plano de marketing descreve todas as ferramentas e táticas que você usará para atingir suas metas de vendas. É o seu plano de ação - o que você venderá, quem deseja comprar e as táticas que você usará para gerar leads que resultem em vendas.



Existem vários tipos de planos de marketing que você pode usar com base em certas estratégias que fazem sentido para sua organização. Cada caso é um, mas pode apostar que provavelmente sua empresa precisará de uma combinação dos seguintes planos para criar uma estratégia de marketing abrangente e eficaz:


- Plano de publicidade - Esse processo implica em fornecer informações públicas sobre seu produto ou serviço para atrair a atenção do público e aumentar as vendas. Anúncios de todos os tipos são a maneira mais simples de atrair mais clientes, especialmente se forem projetados e organizados corretamente.


- Plano de branding - Ele tem como objetivo estruturar a identidade da marca. O plano tem que contemplar o momento da marca, definir os objetivos, encontrar oportunidades, dar diretrizes para ações, definir metas e kpis.


- Plano de marketing de conteúdo - é o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para seu cliente, esse é um método de marketing que se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo.


- Plano de aquisição de cliente - conquistar clientes custa de cinco a sete vezes mais do que mantê-los, e por isso devemos realizar um planejamento com metas estabelecidas e que busque progressão constante. É aí que entram as técnicas de aquisição de clientes, com estratégias que te ajudam a adquirir novos clientes de maneira previsível, mensurável e escalável.


- Plano de marketing direto - é aquele que foca seus esforços no público que de fato tem interesse em determinado produto ou serviço, sem intermediários. Ele reforça o relacionamento com os clientes e é utilizado, dentre outras coisas, para fazer com que este seja duradouro.


- Plano de relações públicas - é fundamental para que uma empresa lide com a sua comunicação de maneira estratégica. Mais do que interagir e se fazer presente em diversos canais, é preciso saber como atuar em cada um deles. Ações voltadas ao público garantem sucesso de longo prazo na relação com o consumidor.


- Plano de gestão de reputação - é importante para mensurar como a marca está sendo vista. Uma boa reputação aumenta o valor de tudo o que a organização faz e fala. A má reputação desvaloriza seus produtos e serviços e age como um ímã que atrai ainda mais desmoralização.


- Plano de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) - repensar a forma que sua marca está sendo apresentada nas pesquisas dos consumidores e implementar um conjunto de técnicas que visa posicionar uma página nos primeiros resultados de mecanismos de busca online, como o Google.


- Plano de marketing de mídia social - é um dos mais fundamentais, que une a busca por novos clientes, a fidelização, a comunicação e interatividade e um mercado potencial enorme. É importante ter um plano para traçar estratégias e manter um cronograma de postagens.


Dependendo do posicionamento do produto, você também pode querer planos de marketing de nicho, como marketing de influenciador ou marketing de vídeo. No entanto, como as nuances entre cada um desses são delicadas, é indicado consultar um profissional de marketing para direcioná-lo. Um exercício, que serve como diagnóstico, interessante para quem quer começar é pensar no objetivo que quer para o seu negócio, quais são os desafios cumpridos e os que ainda não se concretizaram, descobrir quem é o seu público e analisar como o mercado está.


Uma vez que seu plano de marketing esteja completo, valerá a pena, pois suas vendas e lucros devem disparar. O desenvolvimento de um plano de marketing em evolução leva sua empresa para o sucesso contínuo - permite que você se prepare para o inesperado e estabeleça uma conexão entre sua marca e seu público. Se estiver com um plano em movimento, vale pensar se é o caso de mudar de estratégia ou não. O importante é dar tempo ao tempo, e lembrar que “nada existe de permanente a não ser a mudança”.

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