Sabe aquele ditado sobre duas cabeças pensarem melhor do que uma? Pois bem, ele também se aplica ao mundos dos negócios. Quando se trata do marketing da sua marca, a colaboração costuma pode ser uma grande chave para o sucesso. Para algumas empresas trabalhar no formato colaborativo pode ser desafiador, no entanto, com o passar dos anos, ela tem se mostrado cada vez mais necessária e eficaz.
Além de ser financeiramente viável, a colaboração continua sendo um dos segredos mais bem guardados do mundo empresarial. Mais de 60% das startups e pequenas empresas estão trabalhando juntas para encontrar novos clientes, engajar o público nas redes sociais e fidelizar clientes.
Logo que pensamos em colaboração automaticamente a palavra parcerias vem na nossa cabeça, e não é à toa. Assim como as marcas correm atrás de influenciadores para divulgação de produtos e ganhar credibilidade, duas empresas que têm públicos semelhantes e são de segmentos diferentes podem se juntar e pensar em ações e campanhas juntas. Essa é uma estratégia também conhecida como co-branding, no qual de forma estratégica as duas irão para compartilhar de seus sucessos.
A partir de uma boa pesquisa de mercado e conhecimento sobre os pontos positivos e negativos que determinada parceira pode gerar, as chances de obter um resultado promissor são altas. Por exemplo, se duas marcas compartilham consumidores compatíveis, a promoção cruzada dos serviços uma da outra é uma ótima maneira de ganhar novos seguidores nas mídias sociais e aumentar o reconhecimento.
Com quem você deve colaborar? Escolha empresas que tenham um mercado-alvo semelhante, bens e serviços complementares ou localização parecida. Como colaborar? Explore eventos, ações de desconto cruzadas, divulgação em redes sociais, planeje ações especiais, é só deixar a criatividade fluir - com planejamento, é claro.
Por outro lado, a nova onda de tecnologia caracterizada por computadores e smartphones acessíveis, internet de baixo custo e código aberto possibilitou novos paradigmas de marketing, como à colaboração e a co-criação por parte dos consumidores. Na verdade, as mudanças tecnológicas e novos conceitos e estratégias de marketing nos trouxeram para a chamada “era da participação”, que se refere à possibilidade para os clientes para criar notícias, ideias e entretenimento, bem como consumi-los.
Apesar das marcas se ajudarem, elas também podem envolver seus clientes no brainstorm de novos projetos. A mídia social é uma ótima maneira de promover e compartilhar o público novas ideias que estão surgindo e compreender se elas vão ser bem recebidas ou não. Além disso, é evidente que hoje em dia os clientes desejam cada vez mais algo ativamente engajado, participando do processo de criação de valor por meio abordagens de co-criação e marketing colaborativo.
As empresa podem aproveitar desta onda de colaboração para identificar quais as necessidades e desejos do seu consumidor final. Lembre-se de que o marketing colaborativo é um processo para alinhar os interesses, recursos e esforços da sua empresa com outras empresas ou pessoas que tenham valores semelhantes.
É como dizem, juntos vamos mais longe :)