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co-branding: estratégias colaborativas

Sabe aquele ditado sobre duas cabeças pensarem melhor do que uma? Pois bem, ele também se aplica ao mundos dos negócios. Quando se trata do marketing da sua marca, a colaboração costuma pode ser uma grande chave para o sucesso. Para algumas empresas trabalhar no formato colaborativo pode ser desafiador, no entanto, com o passar dos anos, ela tem se mostrado cada vez mais necessária e eficaz.


Além de ser financeiramente viável, a colaboração continua sendo um dos segredos mais bem guardados do mundo empresarial. Mais de 60% das startups e pequenas empresas estão trabalhando juntas para encontrar novos clientes, engajar o público nas redes sociais e fidelizar clientes.



Logo que pensamos em colaboração automaticamente a palavra parcerias vem na nossa cabeça, e não é à toa. Assim como as marcas correm atrás de influenciadores para divulgação de produtos e ganhar credibilidade, duas empresas que têm públicos semelhantes e são de segmentos diferentes podem se juntar e pensar em ações e campanhas juntas. Essa é uma estratégia também conhecida como co-branding, no qual de forma estratégica as duas irão para compartilhar de seus sucessos.


A partir de uma boa pesquisa de mercado e conhecimento sobre os pontos positivos e negativos que determinada parceira pode gerar, as chances de obter um resultado promissor são altas. Por exemplo, se duas marcas compartilham consumidores compatíveis, a promoção cruzada dos serviços uma da outra é uma ótima maneira de ganhar novos seguidores nas mídias sociais e aumentar o reconhecimento.


Com quem você deve colaborar? Escolha empresas que tenham um mercado-alvo semelhante, bens e serviços complementares ou localização parecida. Como colaborar? Explore eventos, ações de desconto cruzadas, divulgação em redes sociais, planeje ações especiais, é só deixar a criatividade fluir - com planejamento, é claro.


Por outro lado, a nova onda de tecnologia caracterizada por computadores e smartphones acessíveis, internet de baixo custo e código aberto possibilitou novos paradigmas de marketing, como à colaboração e a co-criação por parte dos consumidores. Na verdade, as mudanças tecnológicas e novos conceitos e estratégias de marketing nos trouxeram para a chamada “era da participação”, que se refere à possibilidade para os clientes para criar notícias, ideias e entretenimento, bem como consumi-los.


Apesar das marcas se ajudarem, elas também podem envolver seus clientes no brainstorm de novos projetos. A mídia social é uma ótima maneira de promover e compartilhar o público novas ideias que estão surgindo e compreender se elas vão ser bem recebidas ou não. Além disso, é evidente que hoje em dia os clientes desejam cada vez mais algo ativamente engajado, participando do processo de criação de valor por meio abordagens de co-criação e marketing colaborativo.


As empresa podem aproveitar desta onda de colaboração para identificar quais as necessidades e desejos do seu consumidor final. Lembre-se de que o marketing colaborativo é um processo para alinhar os interesses, recursos e esforços da sua empresa com outras empresas ou pessoas que tenham valores semelhantes.


É como dizem, juntos vamos mais longe :)


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