Cauda Longa

Quando se trata de criar um plano de marketing bem elaborado, muito depende do que sua empresa tem a oferecer e da abordagem mais adequada para atingir seus objetivos. Com a transformação digital ainda mais evidente, o conceito de long tail ou cauda longa no marketing pode ser a abordagem que sua empresa precisa adotar para garantir sua longevidade e competitividade. Sua empresa ainda não o aplica? Não perca tempo e venha replanejar sua estratégia de venda!



O marketing de cauda longa irá ao invés de estreitar seu foco, promover um estoque mais amplo de produtos ou serviços, atraindo um público mais amplo e diversificado, e também impulsionando suas vendas. Se refere à combinação de ofertas que estão em menor demanda em comparação com o produto popular de uma categoria específica. Esta combinação de produtos, os populares com os menos populares , pode levar a um aumento substancial dos lucros. Para ser claro, não se trata de substituir seus produtos mais vendidos. Em vez disso, trata-se mais de complementá-los com produtos de menor demanda em diferentes nichos.


Alguns exemplos de mercados de cauda longa são (diferentes tipos de) carregadores de laptop no nicho de laptops, (diferentes tipos de) capas de celular no mercado de acessórios para smartphones e (diferentes tipos de) presentes personalizados no nicho de presentes. Hoje, um dos melhores exemplos de empresas que utilizam essa estratégia é a Amazon , que vende uma variedade de produtos de alta e baixa demanda.


A estratégia de cauda longa tem duas aplicações: Para aumentar o valor da vida útil do cliente ou Para se destacar no mercado e aumentar as vendas. Ou seja, você pode se concentrar em ofertas de cauda longa como complementos para seu produto principal, o que aumentará o valor da vida útil do que é vendido e atrairá novos consumidores, ou você pode agrupar e se concentrar apenas nas ofertas de cauda longa para competir com players existentes e criar um posicionamento diferente para de mercado.


Na prática algo essencial a se fazer é otimizar seu site com palavras-chave populares aprimorando seu SEO e estratégia de marketing de entrada. Atente-se que as palavras-chave de cauda longa precisam ser mais precisas, por outro lado, podem direcionar menos tráfego para o seu site, mas serão leads de maior qualidade - consumidores que já estão cientes do que estão procurando e têm maior probabilidade de resultar em uma venda.


As palavras-chave de cauda longa geralmente têm de 4 a 5 palavras, falam mais com a intenção do usuário e têm menos concorrência. Por exemplo, uma empresa pode usar as palavras-chave populares “tênis de corrida” enquanto também detalha com uma frase-chave de cauda longa mais precisa de “melhores tênis de corrida”. A partir daí, uma campanha de marketing é criada em torno das palavras-chave, levando você a uma posição mais alta nos rankings dos mecanismos de pesquisa e aumentando o tráfego para seu site.


Repense sua estratégia! Ao combinar produtos ou serviços de alta e baixa demanda e incorporar uma estratégia que se concentra em táticas de marketing de cauda longa, você pode alcançar mais segmentos de consumidores e expandir amplamente sua diversidade de clientes.


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