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Branding, um processo contínuo

Como você definiria o que o branding significa dentro da sua marca? Se você respondeu ou pensou em “logo”, precisamos te dizer que está equivocado. Branding é sobre construção de valor, e para que isso ocorra, marca, negócio e comunicação devem estar alinhados. Ele se estende desde a compreensão e estudo sobre seu público, a forma a qual ele percebe a sua marca, até seu posicionamento e discurso em todos os pontos de contato. Como dizemos por aqui, o processo de branding consiste em colocar a sua marca em um divã para entender cada ponto e construção conceitual.



Mas aí é que entra a questão que viemos falar hoje, a continuidade. Assim como as pessoas evoluem, as marcas também precisam passar por esse processo de amadurecimento, replanejamento e adequação da estratégia. Seja através de um rebranding, de uma consultoria de marketing ou de um longo brainstorming.


Não há estratégia que garanta para sempre uma percepção do seu público de forma perfeita e alinhada para sempre. É preciso planejar, implementar, corrigir, medir e seguir de forma cíclica o caminho para evolução. Além disso, já falamos por aqui sobre o termo Zeitgeist - espírito do tempo, que consiste na compreensão das tendências de comportamento atuais para que possamos estabelecer conexões com os consumidores. O mundo muda a todo instante e, com isso, certamente vão existir mudanças no comportamento das pessoas e em sua maneira de consumir produtos e serviços.


Mas vamos lá, o que acontece depois que você estabelece a cultura da sua empresa, e tem um plano de ação bastante abrangente configurado? Para continuar a ter sucesso, os esforços devem continuar diariamente no branding. Cada postagem na mídia social, interação com o consumidor ou esforço de publicidade da sua marca envolve o branding contínuo. Resumindo, tudo o que você faz como empresa é uma parte importante da experiência da sua marca.


Para continuar a ter sucesso neste cenário, sua empresa deve avaliar continuamente seus esforços de marketing. De acordo com um artigo publicado pela BrandLogik, a maioria das empresas só usa sua marca com uma fração de seu poder total. O mercado está lotado atualmente e existem várias outras pessoas e empresas que oferecem produtos e serviços semelhantes; como sua marca irá se destacar?


Experiência de marca. Isso torna seus esforços de mídia social e seu site tão importantes quanto o produto ou serviço que sua empresa oferece. A mídia social desperta uma experiência sobre o produto, mas não é apenas uma plataforma que promove isso, é a experiência do próprio produto.


As empresas que desejam praticar a melhoria contínua em seu marketing e branding verão sua marca evoluir com o tempo para mostrar e destacar o produto ou serviço. Especificamente, startups e empresas que possuem uma estrutura enxuta se beneficiam do processo de evolução de branding contínuo.


O processo natural em qualquer empresa é melhorar um produto ou serviço ao longo do tempo. Criatividade e inovação se combinam na evolução do produto, que pode complementar a evolução do plano de marketing de uma marca e para que sejam coerentes, devem acompanhar a evolução do tempo e comportamento do seu público.


E por aí, já parou para pensar qual será o próximo passo que sua marca precisa dar?


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