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Autenticidade

“Nada se cria, tudo se copia” - já ouvimos muito essa frase, neh? Mas a verdade é que em um mundo com tantas opções, e cada vez mais competitivo em todos os segmentos, a autenticidade da mensagem de sua marca pode ajudar a destacar o seu negócio. Ela pode ainda ser uma das ferramentas mais importantes no processo de construção de valor.



Uma verdadeira marca é autêntica em sua essência. Ela é formulada em torno dos valores da empresa e é construída sobre essa base à medida que cresce. Uma pesquisa recente constatou que 22% dos consumidores afirmam que autenticidade é um dos atributos mais importantes na hora de escolher por um produto ou serviço.


Outro estudo, este feito pela Gustavson Brand Trust, revelou que a confiança diminuiu para quase todas as empresas. Ele descobriu que, “embora a confiança nas principais instituições tenha diminuído significativamente nos últimos anos, as pontuações médias de confiança das marcas pesquisadas em 2020 estão em um nível ainda mais baixo”. O que está tornando os consumidores cada vez mais conscientes e exigentes sobre suas escolhas.


A autenticidade, porém, exige que você seja verdadeiramente vulnerável, permitindo que aqueles que o seguem entrem em seu universo, para que possa gerar identificação. Listamos alguns dos principais motivos para você considerar este atributo como ponto essencial na comunicação da sua empresa:

  • A autenticidade da marca ultrapassa o ruído: em um mundo onde o marketing digital é mais popular do que nunca, os clientes estão usando bloqueadores de anúncios e soluções anti-spam para filtrar mensagens não genuínas. Se você puder ser autêntico em tudo o que faz e diz, seus clientes farão o marketing para você por meio do boca a boca, contornando os obstáculos potenciais.

  • A autenticidade da marca cria conexões mais fortes: mensagens e ideias genuínas ressoam mais poderosamente nas pessoas. Por se basear em ideias importantes “reais”, ajuda a impulsionar seus esforços de marketing emocional.

  • A autenticidade da marca diferencia: finalmente, uma marca autêntica se destaca entre dezenas de concorrentes que não permitem que os clientes vejam por trás das cortinas. Se você usa o coração da sua empresa na manga, é mais fácil confiar em você e isso gera fidelidade à marca de longo prazo.

A mídia social é a plataforma perfeita para construir a identidade da sua marca e mostrar aos clientes sua personalidade única. A verdade é que a autenticidade da marca não é mais uma opção para empresas que querem se antecipar à concorrência do mercado. 87% dos consumidores leram comentários online sobre empresas locais em 2020 - contra 81% em 2019, e seus clientes estão constantemente falando sobre você nas redes sociais - independentemente de você fazer parte da conversa ou não.


Assumir uma posição e ter valores embutidos em suas estratégias de marketing pode beneficiar seus resultados. Isso ajuda a construir a confiança do consumidor, e quando os consumidores confiam totalmente em uma marca, eles são mais propensos a preferirem sua marca e permanecer leais a você.

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