top of page

4 livros para ler no recesso de final de ano

Já entrando no clima de final de ano e recesso, fizemos uma seleção de livros para você relaxar e aprofundar ainda mais o seu conhecimento no mundo dos negócios e empreendedorismo. Achamos que esses 5 títulos oferecem um grande equilíbrio entre conselhos práticos, insights e estratégias de pessoas que já trilharam esse caminho de criar uma empresa e enfrentaram seus desafios.



  1. A Startup Enxuta, de Eric Ries

Digamos que você já teha uma ideia de negócio que gostaria de desenvolver e tem quase certeza de que o mercado aceitará aquele produto/serviço, o próximo passo é pensar se você já possui os recursos necessários para fazê-lo funcionar e validá-los. Em The Lean Startup (título em inglês), o autor Eric Ries ensina como fazer exatamente isso.

Seu processo também garante que você não precise investir muito tempo ou dinheiro, ajudando a evitar riscos desnecessários como empreendedor. Então, como isso funciona? Resumidamente, em vez de fazer suposições sobre como o mercado reagirá ao seu produto, o livro indica que você construa um protótipo e teste-o. Dessa forma, é possível ajustá-lo e aprimorá-lo constantemente com base no feedback de seus primeiros clientes, reduzindo drasticamente o tempo necessário para colocar o produto no mercado. Os módulos que o livro é dividido são super interessantes e deixam a leitura ainda mais dinâmica.

  1. Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie

Esse é um título já famoso, mas não poderíamos deixar de indicá-lo, pois terá grande impacto na sua vida. Ele não apenas ensinará a você o que fazer e o que não fazer na vida social, mas também como ser um empreendedor melhor.

Todos sabemos que a era digital tornou mais difícil ser influente fora da Internet, que é tão importante quanto a influência na web, mas Dale Carnegie detalha todas as etapas que você precisa seguir para fazer amizade com todos que conhece. Ele ensina como superar a concorrência ou como conquistar as pessoas que têm a mente fechada ou simplesmente não estão interessadas em seu discurso. Todo empreendedor precisa ler esse livro pelo menos uma vez, é um clássico dos negócios!

  1. Contruindo uma Storybrand, de Donald Miller

Pense no último filme que você viu. Provavelmente girava em torno de um personagem principal ou protagonista. Esse personagem provavelmente enfrentou um desafio ou problema que precisava ser resolvido e buscou uma solução… assim em diante, certo? O que Donald Miller propõe em seu livro Building a Story Brand é implementar essa estrutura de 7 etapas do Storybrand Barandscript para sua própria marca.

Os clientes estão continuamente procurando soluções para seus problemas. Google, Firefox, YouTube, Bing e todos os outros mecanismos de pesquisa são uma prova disso. Ao substituir o personagem principal pelo seu cliente e a solução pela sua marca, pode ser você que se identifica com a situação dele e o leva nessa jornada em busca de respostas. Este livro está repleto de recursos para ajudá-lo a entender melhor o conceito do seu produto/serviço e como adaptá-lo especificamente ao seu negócio. Vale a leitura também.

  1. A Arte da Não Conformidade, de Chris Guillebeau

A maioria das pessoas tende a falhar por causa da conformidade; eles querem seguir o que todo mundo está fazendo apenas para não se sentirem rejeitados. A Arte da Não Conformidade é perfeito para todos os empreendedores que procuram se destacar da multidão e encarar o empreendedorismo de cabeça. É hora de parar de acreditar nas suposições que nos dizem sobre e começar a ser diferente.

Em seu livro, Chris Gillebeau fala sobre como viver a vida que você deseja, seguindo as regras que você cria e os objetivos que estabelece para si mesmo. Este é um livro excelente e inspirador para empreendedores que lutam com sua capacidade de romper o ciclo do mercado e correr em direção ao que mais desejam na vida - o empreendedorismo.

Gostou das dicas? Já leu algum deles? Anote essas dicas e depois nos conta o que achou!


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page