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A lot of on and a little bit off: Trend Insights

Atualizado: 13 de Dez de 2019


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As pessoas estão nos shoppings, com seus celulares nas mãos, nas academias, vão ao cinema, ouvem rádio e assinam serviços de streaming. Elas estão conectadas á tudo em todos os momentos, recebendo informações inconsciente e conscientemente. Vivenciando experiências offline mas cada vez mais conectadas em algum tipo de comunidade online - seja pelo Linkedin, Spotify, Instagram ou outras redes sociais.



Essa conexão vai muito além de entretenimento, elas buscam notícias, informações, aprendizado, encontrar amigos, fazer compras do dia a dia e encontrar ou vender produtos. On e off estão em sincronicidade. A vida real passa pela digital! E vice versa.


Então sob a ótica de marketing, é mais do que necessário entender que para potencializar a capilaridade da marca e atingir em cheio o coração e a mente do público, as mídias on e off precisam caminhar juntas. A isso dá-se o nome de marketing all line.


Inspirados por este conceito, nós da One Branding entendemos que a comunicação deve contemplar diferentes públicos (as personas) e suas reais motivações e necessidades, unificando o on e o off para promover a conectividade 360º.


O digital veio para transformar o lifestyle e mindset das pessoas, trazendo novas oportunidades para marcas e empresas. Mas depois da imersão no universo on, dizem que "Off is the new luxury". Um pouco porque segundo Lipovetsky, luxo é escassez. E as atividades online aceleraram o ritmo da vida, onde as pessoas precisam fazer cada vez mais coisas em cada vez menos tempo. Tempo é escasso e passar mais tempo offline é privilégio de poucos.


Este fenômeno ocorre no mundo todo e trouxe a tona, segundo a WGSN, a geração dos compressionalistas, um grupo de pessoas ansiosas, multi-tarefas, estressadas pela alta dose de pressão que lidam diariamente.


A grande questão é que aqueles que estão do outro lado da tela são pessoas preenchendo necessidades e estabelecer portanto conexões reais com essas pessoas é um imenso desafio. A boa notícia é que as chances aumentam quando são oferecidas experiências descomplicadas, que não levem à perda de tempo com inutilidades, desapontamento ou confusão. O desafio das marcas portanto se dará em simplificar e aperfeiçoar as experiências.


Em gerar maior prestatividade de uma maneira verdadeiramente friendly, acessível, não burocrática e humanizada. E não importa em que device, não importa o canal, seja on ou off, o que separa o joio do trigo é a boa experiência de compra - que leva as pessoas a pagarem mais caro, ou mesmo esperarem mais pela entrega do produto.


As ações off-line neste cenário, podem ser pensadas para descomplicar, promover embaixadores da marca, para ser fonte de descompressão, para humanizar, aproximar, poupar tempo, ou ainda em conjunto com as atividades online, trazer mais impacto e interesse à proposta da empresa.


Estruturar eventos, entregar press kits, promover experimentação e retomar gifts são estratégias revisitadas e voltam à tona como possíveis ações para resultados efetivos.

A verdade é que o mundo muda constantemente, e hoje ele é all line.


Inspirados nisso, desenvolvemos a campanha “A lot of on and a little bit off” ou que tal "A lot of off and a little bit on" A escolha fica a critério de cada um!



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