Buscar
  • One Branding

Trend Alert: Cottagecore

Atualizado: Out 20

Durante este ano, vivenciamos experiências diferentes de tudo que estávamos acostumados e com todas essas mudanças, acabamos repensando muitas de nossas escolhas de vida e tarefas do dia-a-dia. Foi então que novas tendências começaram a surgir e tomaram conta do mundo da moda, arquitetura, design entre outras áreas. Uma característica em comum em todas as pautas que estão em alta é que eles propõe uma reconexão com a gente mesmo, através de técnicas de relaxamento, relembrando raízes, desenvolvendo habilidades criativas e manuais entre outras coisas.


Mas uma tendência que chamou nossa atenção é o Cottagecore - estética e lifestyle que pode ser encarado como uma pausa em nosso mundo superestimulado. Diversas plataformas digitais como TikTok, Instagram, Pinterest e Tumblr tem notado cada vez mais o aumento de postagens com essa temática, e o termo acabou ganhando ênfase até no Google Trends.


Imagem: wattpad.com


Se você não sabe muito bem do que estamos falando nós vamos te explicar. O Cottagecore é centrado em torno do que seria viver em uma cabana no campo, com jardinagem, folhagens, estampas florais, vestidos esvoaçantes e animais. É uma estética baseada em uma vida tranquila e simples, cheia de alimentos naturais e saudáveis, animais para criar, um jardim para cuidar, roupas leves e uma apreciação pela natureza e pelo mundo. Assim como o nome diz, “cottage” – cabana e “core”- núcleo, mas ela também pode ser encontrada como Farmcore ou Countrycore.


Celebridades como Halsey e Harry Styles foram apanhadas seguindo a tendência. Até mesmo a capa do último álbum de Taylor Swift, "Folklore", parece algo saído de uma colagem de Cottagecore. Nas redes sociais diversos perfis dedicados a tendência surgiram e se diferenciam através de dicas descontraídas. No Instagram e TikTok, muitas comunidades totalmente dedicadas à estética crescem a cada dia e compartilhamentos de fotos de jardins, roupas, cozinhas e casas só tem aumentado.


Mas por que ficou tão popular? Por um lado, a crise do coronavírus forçou muitos de nós a ficar em casa e lidar com a ansiedade, o tédio e a confusão. O Cottagecore oferece uma chance de tirar sua mente de tudo que está acontecendo. É quase como uma proposta de teletransporte para um conto de fadas, com paisagens exuberantes, plantações, alimentos saudáveis e imagens leves que transmitem tranquilidade.


Afinal de contas, quem não resolveu se arriscar à fazer alguma receita na quarentena, passar mais tempo em família, redescobrir nosso interesse pela própria casa? Estamos falando da valorização do simples e bucólico, daquilo que gera paz e segurança em meio a um cenário tão inseguro e caótico. O Cotttagecore é tudo isso. Uma tendência focada na conexão com nossas raízes, simplicidade, sustentabilidade, comunidade e paz. Todas as coisas que temos desejado nestes tempos loucos.

Se você se interessou, aqui vão alguns perfis para ficar de olho:


@hillhousevintage

@josieldn

@matildadjerf

@aliciamlund

@amandacbrooks

Ao que tudo indica, com a chegada da primavera e do verão essa tendência ainda vai continuar por um bom tempo. Além disso, como ainda não achamos uma forma de acabar com o COVID-19 e ainda não podemos ficar saindo muito de casa nem nos aventurar em grandes viagens, o Cottagecore continuará sendo uma fuga fácil do cenário atual.

73 visualizações

© 2019 By @ONEBRANDING

Rua Frei Caneca, 1407 - Consolação,

São Paulo - SP, Brasil