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  • criacao534

Transforme desperdício em valor

Esse ano, mais do que nunca, percebemos o quanto cada detalhe que sobra ou falta no processo de crescimento pode atrapalhar uma empresa. Isso porque com a pandemia passamos a dar mais valor a estratégias e a planos B, e olhamos para coisas simples que nunca tínhamos nos dado ao trabalho de entender. Aonde queremos chegar com isso? O principal ponto de tudo é saber como fechar a torneira e focar os esforços para construção de valor tanto das empresas, como das pessoas e até do ecossistema.


O que valor significa para o seu negócio? O que valor significa para seus clientes? Este é um conceito importante a ser entendido, porque “valor” é o que faz uma pessoa querer investir dinheiro nos seus serviços ou produtos. Se você sabe o que é mais importante para seus clientes, pode ser mais certeiro na estratégia usada e evitar que esforços sejam desperdiçados. Os elementos de valor são tudo o que afeta os custos e benefícios da oferta no negócio do cliente. Esses elementos podem ser de natureza técnica, econômica, de serviço ou social e variam em sua tangibilidade.


O valor comercial pode incluir ativos intangíveis e tangíveis, como propriedade intelectual e o plano de negócios. Criar valor é a essência do negócio, mas às vezes perdemos de vista o que realmente é o valor. Nós o transformamos em um conceito abstrato - uma espécie de linguagem empresarial - e, quando o fazemos, perdemos o sentido tangível do que realmente significa criar valor nos negócios.


Na verdade, a criação de valor é o crescimento e a lucratividade de longo prazo ocorrem quando as empresas desenvolvem um fluxo contínuo de produtos e serviços que oferecem benefícios exclusivos e atraentes para um conjunto escolhido de clientes. Isso significa que, para manter a liderança no setor, a empresa deve estabelecer um processo sustentável de criação de valor. Alguns dos principais tópicos que fundamentam as estratégias de criação de valor de sucesso são:

  • Inovação de produto e processo

  • Compreensão detalhada e em tempo real das necessidades de mudança de segmentos de clientes bem definidos (usada no banco de dados)

  • Aproveitando tecnologias emergentes em mercados existentes

  • Aproveitando a tecnologia ou mudanças regulatórias para criar novos mercados

  • Criação de parcerias com clientes, funcionários e fornecedores

Se o comportamento focado no valor for idealista, a maneira mais pragmática de gerenciar uma empresa é com esse idealismo. Esse idealismo pragmático rejeita a concepção fragmentada de “nós contra eles” e adota uma visão integrada e sistêmica dos negócios que reconhece a interdependência de todos os participantes do processo de criação de valor. Compreender o valor nos mercados de negócios e fazer negócios com base no valor entregue dá aos fornecedores os meios para obter um retorno justo por seus esforços. A essência do gerenciamento para o cliente é entregar valor superior e obter um retorno eqüitativo por ele.


Aumente o valor do seu negócio criando capacidade dentro de seu negócio. Isso inclui o foco em atrair e reter bons funcionários; certificando-se de que os clientes estão satisfeitos e que sua empresa tem uma boa reputação; ter procedimentos implementados que garantam alto desempenho; encorajando a colaboração e cooperação em toda a empresa; desenvolver líderes que possam apoiar e motivar os funcionários e apoiar os funcionários a desenvolver as habilidades e o conhecimento de que precisam para inovar. Quando todos os lado da cadeia de produção se conversam é mais garantido que não haja um desperdício e que sua geração de valor aumente.


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