Buscar
  • One Branding

Tipos Paulistanos

São Paulo é uma cidade de muitas histórias. Pessoas de todos os lugares do Brasil passam diariamente por suas ruas, avenidas e praças. Mas com a correria do dia a dia fica difícil realmente observar o que essa “cidade de pedra” tem a oferecer. Somente um olhar minucioso e sensível pode se atentar aos detalhes que passam despercebidos por muitos.


A tipografia na arquitetura é uma dessas preciosidades da cidade que muitas vezes não são percebidas no dia a dia. Seu uso como elemento arquitetônico na cidade de São Paulo, particularmente em edificações de estilo Art Déco, dos anos de 1928 a 1954, estabeleceram uma nova relação, não apenas com o edifício em si, mas também com a paisagem urbana e seus habitantes, uma vez que acompanhou os avanços das relações comerciais, da indústria da informação e do entretenimento durante esse período.


Durante o século XX, a tipografia foi fundamental em movimentos artísticos da vanguarda (como em pinturas do cubismo) e se fez essencial na expansão da modernidade no ambiente urbano passando do impresso para as fachadas dos prédios, influenciando não só a história do design gráfico mas também da publicidade. Dando a tipografia um lugar de destaque em propagandas e fachadas comerciais.


Com a comunicação em massa que se assentuou nesse período, a arquitetura, (assim como o cinema, o rádio e as revistas) precisava estabelecer um dialógo com seus usuários e habitantes, fazendo da tipografia esse ponto de encontro, tornando-a responsável por sinalizar em seus traços essa modernidade na identificação dos vários edifícios construídos nessa fase de verticalização da cidade de São Paulo.


Assim, o arquiteto por formação e professor do curso Pós Design Gráfico da FAAP, J. R. D’Elboux desenvolveu o projeto “Tipos Paulistanos”, que propõe contar a história de São Paulo com um olhar tipográfico, buscando resgatar esses detalhes da arquitetura paulistana. Começou seus registros em 2008 com a ideia de que seria um conjunto de imagens e elementos gráficos e arquitetônicos relevantes do ponto de vista da identidade da metrópole.



D’Elboux criou além de uma tese de mestrado com esse tema e uma conta no Instagram para compartilhar suas fotografias tipográficas com todo o mundo. Sua ideia é de que as pessoas passem a reparar mais nos detalhes e nas riquezas que a cidade de São Paulo pode nos proporcionar, além de ser uma referência visual. Mostrando que a cidade tem capacidade de nos surpreender, basta olhar com atenção.


Você pode ler mais sobre a tipografia arquitetônica na tese de mestrado de J. R. D’Elboux: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-10092013-093443/publico/DELBOUX_J_R_ME.pdf


Instagram Tipos Paulistanos: https://www.instagram.com/tipospaulistanos/?hl=pt-br

9 visualizações

© 2019 By @ONEBRANDING

Rua Frei Caneca, 1407 - Consolação,

São Paulo - SP, Brasil