top of page

Tendência 2021: Slow Content

Fato: vivemos em um mundo que está em constante movimento. Sempre ligado, conectado, e em transformação, o que tem feito com que as expectativas fiquem também cada vez mais rápidas. Todos querem resultados e os querem para ontem. Mas há algo que acontece quando funcionamos constantemente em um ritmo alucinante, perdemos momentos e às vezes até qualidade do que está sendo produzido.



Quando se trata de planejar uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo, somos inevitavelmente confrontados com o fato de que vivemos em um mundo de capacidade de atenção severamente reduzida e gratificação instantânea. As notícias precisam sair antes de serem verificadas. As respostas das redes sociais são esperadas imediatamente. Queremos tudo e queremos agora. Não somos um público paciente.


Mas algumas tendências em outros setores sugerem que pode haver esperança para o surgimento de um movimento de “slow content”. Assim como fomos psicologicamente condicionados à gratificação instantânea por meio da evolução da tecnologia, também começamos a sentir os efeitos da sobrecarga cognitiva e do esgotamento.


Aconteceu na indústria de restaurantes. O frenesi do fast food explodiu nos anos 50 com marcas como McDonald's e Burger King. Eles se tornaram extremamente populares. Mas hoje, o interesse por fast food já não é o mesmo. Há vários anos, temos visto uma reação negativa às cadeias de fast food, à medida que as pessoas associam alimentos açucarados e altamente processados ​​a efeitos negativos de longo prazo à saúde, como obesidade, diabetes e doenças cardíacas. Há um desejo pela comida local de verdade, caseira.


Aprenda como desacelerar seu marketing avaliando a maturidade de sua organização, garantindo que seus processos sejam eficientes e estáveis, medindo o que é importante para melhorar e ampliar seus esforços de marketing no futuro. “Você tem que engatinhar antes de andar, e andar antes de correr”, em outras palavras, você deve dominar o básico antes de passar para as coisas mais complexas da vida. O mesmo pode ser verdade para suas práticas de marketing abrangentes.


Mas calma, não estamos aconselhando pisar no freio a ponto de ficar para trás de seus concorrentes e colegas. Em vez disso, o objetivo é abraçar o “lento” nos momentos certos, a fim de abastecer o rápido. Considere que tudo não se resume apenas em resultados, números e análise de dados. É claro que tudo isso é fundamental, mas esse movimento slow é basicamente você parar, perceber o que seu cliente está precisando e focar na experiência, estabelecendo um exercício de entendimento e criando um relacionamento.


Você pode começar seguindo esses dois passos: 1. praticando o pensamento lento - Retarde seu processo de ideação e dê a si mesmo tempo para se sentar com uma ideia. Explore-o em profundidade, descubra qual é o significado do que você está tentando criar. 2. Reserve um tempo para o brainstorm - Uma das maiores barreiras para a criação de conteúdo longo de sucesso é ser bombardeado com distrações e interrupções ao longo do dia. Não precisa ser multitarefa 24hrs por dia.


O slow é uma tentativa de equilibrar as escalas de velocidade e imediatismo e criar um pouco de espaço para pensar e sentir. Comece pequeno, mas comece. Porque embora tempo seja dinheiro, também sabemos que “devagar e sempre” ganha a corrida.


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page