Buscar
  • criacao534

Shadowban : você já foi vítima?

Você notou que o seu engajamento e a contagem de seguidores estão diminuindo, ou as fotos não aparecem nas hashtags e nos feed do público? Você pode ser uma vítima do misterioso shadowban do Instagram - e nem mesmo sabe disso. Um comportamento tão inocente quanto usar a mesma hashtag repetidamente pode ocultar todas as suas postagens no Instagram. Nos últimos meses, um número crescente de usuários foi afetado por esta “punição” do Instagram - e isso está acabando com seu engajamento! Nunca ouviu falar de um shadowban?


Basicamente, esse é o nome de um “castigo” do Instagram que limita o alcance do seu conteúdo ao restringir a visibilidade. O principal indicador de um shadowban é o seu conteúdo com hashtag não aparecendo nas páginas Explorar para ninguém, nem mesmo dos seus seguidores.



Para confirmar se você foi banido ou não, encontre 3 a 5 usuários que não o seguem e peça a eles que verifiquem se as postagens que você tem feito estão aparecendo nas hashtags e no feed.. Se todas as pessoas que verificaram por você NÃO verem sua imagem, sua conta pode ter sido banida. Se algumas das pessoas ainda veem sua imagem, então você provavelmente não foi banido pela shadowban e está apenas experimentando uma queda no engajamento.


Porque você pode ter sido banido:

  1. Você está usando um software que viola os Termos de Serviço do Instagram - Isso inclui bots que “aumentam” seu número de seguidores, como Instagress, Followliker e Mass Planner. Ou “serviços de crescimento do Instagram” que fazem o trabalho duro por você, como Boostly, Social Envy e Socially Rich.

  2. Você está abusando dos limites diários e horários do Instagram. Sim, há limites para quantas ações você pode realizar por dia no Instagram. Isso inclui a quantidade de fotos que você gosta, a quantidade de comentários que você faz e quantas pessoas você segue ou deixou de seguir. Dependendo da idade da sua conta, seus limites podem ser diferentes, mas na maioria dos casos você não deve exceder 150 curtidas, 60 comentários e 60 segue/deixa de seguir por hora.

  3. Você está usando uma hashtag inválida ou imprópria. Com milhões de usuários no Instagram, é difícil controlar o que todos compartilham e como categorizam seu conteúdo. Às vezes, uma hashtag tão inocente quanto #beautyblogger e #foodporn pode ser consideradas conteúdo impróprio por terem como nudez, spam ou imagens racialmente insensíveis.

  4. Sua conta está sendo relatada continuamente. Denunciar contas é a maneira mais rápida de chamar a atenção do Instagram e avisá-los sobre uma conta que está violando os termos de serviço ou as diretrizes da comunidade (spamming, violação de direitos autorais, postagem de conteúdo impróprio etc.).

Mas calma! Isso não significa que você ficará banido para sempre. Infelizmente, ninguém tem certeza de quanto tempo um shadowban tem efeitos negativos em sua conta. Vários usuários disseram duas semanas, enquanto outros suspeitam que pode durar mais.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para acertar as coisas com o Instagram o mais rápido possível.

  • Interrompa qualquer atividade que vá contra os Termos de Serviço

  • Revogue permissões para qualquer aplicativo de terceiros não aprovado

  • Evite o uso de hashtags proibidas ou restritas - apague as dos posts já existentes

  • Entre em contato com o suporte do Instagram

  • Evite ser denunciado

Embora o Instagram ainda não tenha confirmado ou negado que exista um shadowban, ele já é de conhecimento geral e já vem sendo estudado desde 2016. É importante estar ciente que a maneira que você utiliza a plataforma pode te penalizar e piorar o seu engajamento com seu público, ocasionando problemas para entregar seu conteúdo, baixo alcance, menos vendas etc... Devemos nos inteirar desses conteúdos para evitar cair nesse "problema" e ser prejudicado. Lembre-se que quando seu perfil voltar ao normal, você precisará ficar atento e agir com cautela ;)


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2019 By @ONEBRANDING

Rua Frei Caneca, 1407 - Consolação,

São Paulo - SP, Brasil