top of page

Segurança e proteção

Segurança e proteção têm se tornado tópicos discutidos com mais frequência no mundo e considerados cada vez mais importantes - desde proteção de dados nas redes e pagamentos onlines, até segurança das casas. E o porquê disso? Simplesmente porque nunca foi tão fácil mapear a vida e rastrear todos os pontos sobre algo ou alguém.



A segurança da informação, também conhecida como infosec , é um processo de prevenção de acesso não autorizado, contra ameaças, confidencialidade, interrupção, destruição e modificação de informações comerciais. A segurança da informação protege os dados da empresa que estão protegidos no sistema contra propósitos maliciosos . As informações podem ser em qualquer formato digital ou não digital . As informações podem ser qualquer coisa como seus dados comerciais, pessoais, confidenciais que estão em seu computador ou telefone celular, etc.


Falamos recentemente por aqui no blog sobre LGPD, mas ela acaba sendo algo aplicado mais internamente. Aqui, no caso, estamos falando sobre os cuidados que você precisa ter e pode ficar atento para evitar que seus dados sejam roubados. Lembre-se: com menos gente nas ruas, a internet se tornou alvo muito maior de crimes. Dados da Fortinet Threat Intelligence Insider Latin America apontam que no Brasil já ocorreram mais de 2,6 bilhões de ataques cibernéticos de janeiro a junho de 2021.


E como ficar atento? Conheça os tipos de ataques mais comuns:


1. Malware

O malware são agentes infecciosos que atacam software ou parte do software com código malicioso com o objetivo de causar danos a dados ou dispositivos dentro de uma organização.


2. Ataque a vulnerabilidades

Os hackers e criminosos procuram vulnerabilidades dentro das empresas que podem facilitar seus ataques. Essas vulnerabilidades são fruto da própria negligência da empresa ou pessoa, ou seja, da falta de cuidado e investimento na segurança dos dados. Alguns dos fatores de risco que podem passar despercebidos são equipamentos desatualizados, redes desprotegidas, configurações incorretas e até mesmo falta de treinamento dos funcionários.


3. Phishing

Este é um tipo de ataque desenvolvido por meio de fraude eletrônica. O que caracteriza as tentativas de phishing de adquirir dados pessoais, entre outros aplicativos? Uma das formas mais clássicas é quando o criminoso se faz passar por alguém de confiança da empresa por e-mail, fazendo com que o alvo clique facilmente em links infectados. Alguns dos objetivos ocultos nesta prática são roubo de identidade e informações bancárias.


4. Sistema offline

Alguns sistemas não podem cair, e há ataques que atingem exatamente a estabilidade desses sistemas, causando travamentos que consequentemente prejudicam a imagem da empresa, ou pior, afetam sua receita.


A conscientização sobre a segurança da informação é uma prática muito importante para todo mundo. Um dos lemas mais importantes da ficção científica diz “o futuro é agora”, mas este é um futuro que todos têm a responsabilidade de construir.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page