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Qual a diferença de Buyer Persona e Público-alvo?

Persona, ou buyer persona, é um perfil fictício que representa o cliente ideal de uma empresa. Sua criação tem como base dados de consumidores reais e é usado como uma peça chave para ajudar a compreender melhor quem é o cliente e quais são suas dores e necessidades.



Construir uma estratégia baseada em um cliente ideal torna-a mais assertiva, pois o empreendedor saberá que está falando com quem realmente precisa da sua solução. Afinal, conforme o tempo passa as pessoas se tornam mais curiosas e já não caem em discursos básicos de vendas. Por isso, a persona é tão necessária no desenvolvimento de novas estratégias.


A principal diferença entre persona e público-alvo é que a definição de público-alvo pode ser muito ampla e não dá detalhes sobre aquele consumidor já que é criado por meio de especulações. Ele não fornece informações, dados e insights suficientes para que uma boa estratégia seja criada.


Já o processo de construção da persona envolve singularidades, características, preferências e perfis sociais e profissionais. A persona fala sobre hábitos e características de uma pessoa específica, auxiliando o empreendedor a criar estratégias realmente efetivas, conteúdos relevantes, adoção de novas redes sociais e na escolha da linguagem usada com o consumidor para que gerem identificação e relacionamento com a marca.

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