Buscar
  • criacao534

PROCURA-SE | Profissional 2020

Há algum tempo, viemos falando sobre a mudança de padrões da sociedade pós covid como a sociedade colaborativa e do conhecimento vivo, num mundo cada vez mais complexo, veloz e diverso.  A pandemia nos trouxe uma urgência nunca antes imaginada de transformação. Seja na flexibilização das relações de trabalho, no aprofundamento das relações pessoais, na exteriorização do que tem valor pra cada um de nós e o que não. Aumentam o leque de possibilidades dirigidas que a inteligência artificial, o big data e a internet das coisas nos trarão empacotadas em uma fantástica experiência digital e que ganha cada vez mais poder e espaço em nossas vidas. Mas espera, humanos, a transformação não é só digital. 



O advento da IA fará com que profissionais tenham que se destacar cada vez mais pelas chamadas soft skills e pela competência da consciência crítica. O que inclui a capacidade de fazer escolhas, de propor ideias, trazer soluções de inovação, auto-motivação, auto-gestão, resiliência, e finalmente suportar pressões que o levem para um nível acima de evolução. Porque a boa tensão, ou seja, os bons desafios, amadurecem o caráter e favorecem o aprimoramento pessoal.  Se os anúncios de RH falassem pelas entrelinhas diriam:

PROCURA-SE | Profissional 2020

1) Aquele que tem a capacidade de encarar as tensões como oportunidade, entrando em crises como lagarta e saindo como borboleta, fruto de sua própria transformação.

2) Aquele que aproveita o poder transformador do momento para se auto-lapidar, porque crises são cheias de oportunidades.

3) Aquele que não está satisfeito com o mundo do jeito que ele é, ou com o status-quo. Porque confia que seu potencial criativo pode fazer sempre mais e melhor.

Porque quem não critica ou não aceita crítica, consequentemente não inova, não muda, não melhora e não estará definitivamente preparado para "o novo normal" - esse mundo cheio de complexidades, vulnerabilidades, incertezas e velocidades que compõe o cenário da atualidade.


4) Procura-se quem tem espírito empreendedor, é criativo, tem brilho nos olhos, vitalidade, capacidade crítica, imaginação e propoe novos desafios, com vontade...

Porque isso é o que faz o potencial de um bom profissional e consequentemente da empresa em que atua.

Porque o talento sem vontade não é nada. E vontade sem talento, tampouco.

É preciso estar presente, de corpo e alma com os 2 - talento e vontade a postos - usando a capacidade crítica a todo vapor para que o exercício de se auto-lapidar se concretize dia após dia. Afinal somos seres em constante evolução. Há quem diga que o covid é uma espécie de catalisador da evolução do nosso planeta. E não há quem duvida que a pandemia trouxe a chance de repensar muita coisa e acelerar processos de transição. Mas o que nos torna mesmo cada vez melhores, mais humanos, intensos e prósperos no que fazemos, é sem dúvida a vontade em fazer o que se faz. É o tesão e o amor ao trabalho que criam uma relação mágica onde o melhor da vida está em tudo, o tempo todo e não apenas nas horas vagas.

0 visualização0 comentário

© 2019 By @ONEBRANDING

Rua Frei Caneca, 1407 - Consolação,

São Paulo - SP, Brasil