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Planejamento: como se organizar para criar um e-commerce ou produto digital?

Atualizado: Abr 13

Planejar é a chave para um negócio de sucesso. Nessa nova era digital, criar soluções para resolver as “dores” do mercado ou adaptar seu produto ou serviço ao mundo digital já era primordial. Agora, em tempos de distanciamento social, tornou-se um fator crucial para dar continuidade aos negócios. Um e-commerce ou um produto virtual devem ser tratados como um novo negócio (mesmo que sua marca já exista), precisa de dedicação e investimento para sua prosperidade.




Separamos alguns passos para te ajudar nesse planejamento inicial:


IDENTIFIQUE DORES E DEMANDAS DO MERCADO

Analisar as dores e demandas do mercado no qual você pretende atuar é essencial, entenda o que o seu consumidor realmente quer como produto ou serviço, quais são seus problemas e descubra como seu e-commerce ou produto digital pode ajudá-lo a solucioná-los.


CONCORRENTES

Faça testes com os concorrentes do seu segmento de mercado, vivencie diferentes experiências de compra, identifique os acertos e erros, e não esqueça de se colocar no lugar do consumidor.


POSICIONAMENTO

Entenda como o consumidor enxerga esse setor e pense em como você quer que sua loja seja vista.

Como seu produto será diferente? Qual sua proposta de valor?


DIFICULDADES

Analise todas as dificuldades que os empresários deste mercado enfrentaram, é importante saber se sobre margem de lucro e se informar sobre retorno sobre o investimento. Isso o ajudará a ter uma perspectiva sobre ROI a curto, médio e longo prazo, diminuindo também a ansiedade sobre a maturidade do negócio.


DESAFIOS

Liste todos os possíveis riscos e desafios que você terá de enfrentar: São produtos visados para roubo? Terá atendimento 24horas? Difícil negociação com fornecedores?


OBJEÇÕES

Analise quais fatores influenciam o cliente na hora da compra criando uma jornada do consumidor para entender se todos os passos estão devidamente conectados. Saiba quais são seus diferenciais e porque alguém deve comprar na sua loja e não na de um concorrente.


CRIE UMA PERSONA

Persona é o cliente ideal para seu negócio, será a sua bússola e vai dar toda direção do seu projeto. Podem existir diferentes perfis de persona, porém o foco deve ser no cliente ideal.


VERSÃO TESTE

Antes de apostar todas as fichas em um novo investimento, o ideal para o empreendedor é fazer uma versão teste, e ir avançando de acordo com a evolução do mesmo. Comece de forma enxuta e controlada.


NOME E REGISTRO DE MARCA

Se seu e-commerce será um negócio totalmente novo e não tem uma loja física atrelada, procure definir um nome que seja forte em ferramentas de busca. É possível contratar o serviço de naming para isso. Onde uma equipe especializada irá propor alternativas viáveis. Após decidir o nome, será necessário providenciar o desenvolvimento do projeto de branding que será a pedra fundamental da comunicação da sua proposta de valor para o e-commerce. E na sequência, registre o domíio e crie contas nas redes sociais. Para registro de domínio recomendamos o site www.registro.br .


TERRITÓRIO DE ATUAÇÃO

Sua loja virtual pode ser vista por qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo. Por esse motivo, é necessário definir o território de atuação, ou seja, qual região será coberta no lançamento e qual é a escalabilidade de atendimento de outras regiões. Isso determinará a logística de distribuição dos produtos, seja por frota própria, terceirizada, pelos correios ou de outra forma. Além disso, atente-se para a escolha dos fornecedores e parceiros, não só para distribuição, mas também para suprimentos como embalagens, provedores de plataformas e infraestrutura, as campanhas de marketing em rede sociais, área financeiras e etc.


INVESTIMENTO INICIAL

O empreendedor deve considerar que está abrindo ou expandindo um novo negócio e que vai precisar fazer um investimento inicial para que ele cresça. Crie metas para realizar novos investimentos e sempre acompanhe seus resultados com a ajuda de plataformas como o Google Analitycs.



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