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Planejamento: Análise SWOT no e-commerce

Para começar a planejar um e-commerce, uma das etapas mais importantes é a análise SWOT. Essa é a sigla usada para Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), e irá servir como base da gestão e do planejamento estratégico.




Essa análise permite o empreendedor ter uma ampla visão do ambiente em que os processos atuais e futuros vão se desenrolar. É desejável que seja feita pelo menos uma vez ao ano por conta da dinâmica do segmento dos negócios online.


Strengths (pontos fortes)

A primeira etapa da análise SWOT é criada por fatores internos. Você deve identificar seus pontos fortes, que podem te colocar na frente de seus concorrentes. Entenda o que você faz melhor do que eles e lembre-se de usar isso ao seu favor.

Pergunta chave: O que torna sua empresa única?


Weaknesses (pontos fracos)

A segunda etapa (criada também por fatores internos) serve para identificar os pontos fracos do seu

e-commerce. Busque entender em quais fatores sua loja não consegue superar seus concorrentes diretos e quais sãos os diferenciais que eles têm e você não consegue acompanhar. Assim, ficará mais fácil entender quais são as dificuldades do seu empreendimento.

Pergunta chave: O que está dificultando o desenvolvimento da sua empresa?


Opportunities (oportunidades)

A quarta etapa é uma análise das oportunidades que podem ser possivelmente aproveitadas numa estratégia para o seu negócio. Essas oportunidades são criadas por fatores externos, como: novas tecnologias, tendências de consumo e mudanças no mercado. Criar experiências e melhorar cada vez mais a jornada do consumidor são pontos muito relevantes a se analisar.

Pergunta chave: Quais clientes em potencial não foram descobertos?


Threats (ameaças)

A última etapa são as ameaças. Fatores externos que podem causar problemas aos seus negócios, como: alterações na legislação ou no mercado, alguma nova ação de seus concorrentes etc. O mercado é dinâmico, então essas ameaças surgem constantemente, por isso é importante estar sempre com sua pesquisa em dia para desenvolver o hábito de se reinventar.

Pergunta chave: Quais mercados agora estão prejudicando sua empresa?

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