top of page

One´s Lifestyle: Troque a autossabotagem por confiança

Quantas vezes no dia você se pega pensando coisas ruins ou que invalidam seu potencial em alguma tarefa? É uma prática mais comum do que imaginamos, até as pessoas mais confiantes e que parecem ter tudo sob controle passam por auto sabotagens ou comportamentos destrutivos nas mais simples atividades.



E se ao invés de você dizer “não sou capaz” tentar repensar que pode dar de si o melhor ali, independente do resultado? A autossabotagem ocorre quando sua mente lógica e consciente (o lado de você que diz que precisa comer de forma saudável e economizar dinheiro) está em desacordo com sua mente subconsciente (o lado de você que come chocolate e vai às compras online). Este último é o seu anti-eu - aquela voz interior crítica que parece segurá-lo e sabotar seus esforços.


É aquele sentimento interno roendo-nos, dizendo "você não pode fazer isso”. Este é realmente o seu subconsciente tentando protegê-lo, prevenir a dor e lidar com o medo profundo. Mas o resultado da autossabotagem é que hesitamos em vez de aproveitar novos desafios. Nós deixamos nossos sonhos e objetivos. No final, sabemos que perdemos, mas não entendemos por quê.


O primeiro passo para quebrar esse ciclo é se conscientizar desses comportamentos. Tente olhar para si mesmo como um desconhecido ou como um estranho. Que hábitos autodestrutivos, padrões e mentalidades estão te atrasando? Além disso você pode fazer simples trocas de pensamento, por exemplo:

  • não sou capaz -> darei o meu melhor independente do resultado

  • resolver tudo sozinha e ficar sobrecarregada -> tire 5 minutinhos para respirar e pedir ajuda das pessoas ao seu redor

  • fazer comentários maldosos sobre outras pessoas nas redes sociais -> tente manter esse ambiente como um local seguro e só comente coisas boas nas publicações

  • ao invés de procrastinar os seus sonhos -> tente traçar um plano com metas para realizá-lo

  • ao invés de focar no que você gostaria de melhorar em você -> tente exaltar suas qualidades e foca em coisas que te fazem ser única

Depois de identificar as mudanças que deseja fazer, escolha apenas uma coisa em que queira trabalhar. Não tente fazer grandes mudanças de uma só vez. Isso não é realista, e essas enormes alterações serão difíceis de manter e facilmente desistir. Em vez disso, comece fazendo pequenas e significativas mudanças que você lentamente construirá para criar transformações maiores em sua vida.


A melhor maneira de combater isso é estabelecer planos e metas sólidas para o futuro. Ao ter planos firmes e atenciosos para cada passo que damos, nos sentiremos mais confiantes sobre nossas intenções e o que estamos fazendo. Você pode fazer isso diariamente, pensando em como responderá a situações, pessoas e circunstâncias.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page