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one's lifestyle: self-care isn't selfish

A verdade é que a programação durante esse período de quarentena não tem variado muito pra ninguém. Comer, zerar as séries do Netflix e passar horas no sofá, foi e segue sendo roteiro unânime dos finais de semana durante os últimos 5 meses. Vocês sabem que toda sexta-feira tem One's Lifestyle por aqui, onde dividimos pautas e dicas que tem feito parte das nossas vidas tanto no âmbito pessoal quanto profissional. E foi conversando sobre esse sentimento de monotonia em relação as atividades dentro de casa que começamos a falar sobre a importância do autocuidado, principalmente durante o isolamento.


Em qualquer período difícil devemos ficar ainda mais atentos aos nossos sentimentos e sensações, e é importante reconhecê-los ao invés de afastá-los ou ignorá-los. Perceba que você está se sentindo preocupado com algo completamente fora de seu controle e lembre-se de que você não é apenas as suas emoções. Embora alguns possam interpretar o autocuidado como algo egoísta em meio a tantas notícias difíceis, ele está bem longe disso. Quando você presta a atenção adequada em seu bem-estar, você não está considerando apenas suas necessidades, como também desenvolve uma versão melhor de si para as pessoas que estão ao seu redor.



Então vamos lá, chegou a hora de se renovar, colocar o foco em você, e mudar um pouco a programação dos finais de semana! Trouxemos algumas dicas que estamos praticando internamente para ajudar na manutenção do nosso bem-estar e sanidade mental ao longo desse período tão desafiador que estamos passando.


1. Skincare

Você não precisa ter vários produtos caros para cuidar da pele, é interessante testar receitas caseiras e colocar a mão na massa. Pegue aquela dica que você viu uma vez na internet, mas que ficou com preguiça de testar ou nunca teve tempo e se jogue. Seja uma máscara facial, depilação caseira, hidratação para os cabelos ou cuidado com as unhas, tire um tempinho da sua rotina para cuidar de si.


2. Arrumação do armário

Se você também é daquelas que todo dia acorda, olha para as roupas dentro do armário e pensa “preciso arrumar isso”, bem vinda ao clube (rs). Passando tanto tempo dentro de casa, tivemos que aprender a lidar diariamente com os “monstrinhos” que criamos, e arrumar o armário pode ser transformador. Tire tudo, separe o que vai doar, coloque para frente o que mais usa e torne toda a dinâmica de montar um look mais simples. Vale colocar em prática a dica para o resto da casa também. Acredite, a energia fica renovada!


3. Exercício físico

Calma, não pula para a próxima dica! No começo da quarentena todo mundo se empolgou com as lives de treinos e pensou “agora é minha hora de virar fitness”, só que depois do primeiro mês de quarentena, a adaptação da nova rotina dentro de casa acabou levando os planos por água a baixo. Mas se exercitar pode ser algo relaxante também. Deixe todas as cobranças de lado, faça algo que envolva sua percepção corporal, seja um alongamento, aula de yoga ou algum tipo de dança. Dê play naquele podcast ou playlist que você adora e que coloca sua energia e ânimo lá pra cima, e dê mais uma chance para os exercícios físicos.


4. Meditação

Com tantos fatores fora de nosso controle, não há tempo melhor do que agora para aprender a ficar bem mentalmente. A ideia é viver o momento de atenção plena, e a meditação, basicamente, é o exercício necessário para praticá-la. Você não precisa ser especialista em yoga ou espiritualidade para meditar, concentre-se e tente libertar sua mente de todos os pensamentos. Uma dica é implementar o uso de incensos ou de óleos essenciais para ajudar a relaxar e mergulhar nesse momento de introspecção. Fica mais fácil começar com a ajuda de um app para guiar a respiração, um muito interessante é o “Medite.se”.


5. Cuidar do jardim

Seja no quintal de uma casa, ou em um apartamento com algumas mudas, o cuidado com as plantas traz conexão com a natureza e paz interior. Além de purificarem e filtrarem o ar, elas ficam lindas na decoração e trazem energia e vida pro ambiente. Mexer na terra, podar, regar, tudo isso ajuda a melhorar o humor e até a lidar com sintomas da depressão. Além disso, jardinagem é uma atividade ideal para fazer com as crianças.


Aproveite! Essa é a hora para repensar sua rotina e focar em você. Where focus goes energy flows.

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