top of page

one's lifestyle: precisamos falar sobre o futuro

Durante uma das nossas reuniões desta semana, alguém comentou que viu uma matéria um tanto quanto assustadora sobre o colapso do planeta Terra nos próximos 40 anos. Você deve estar pensando, “dá pra ser pior do que uma pandemia como essa?” e infelizmente a resposta é sim, e muito. Desculpa estarmos começando esse texto assim, meio bad vibes em plena sexta-feira, mas nossa intenção não é fazer terrorismo e sim levantar uma questão tão necessária que temos todos grande parcela de culpa.



Você também fica surpreso com a quantidade de lixo que é produzido na sua casa semanalmente?

Mesmo que você já tenha um estilo de vida sem desperdícios, sempre há espaço para melhorias quando o assunto é o cuidado com o planeta. Quando se trata de lixo, a maioria de nós conhece o básico em relação a separar os materiais recicláveis ​​do lixo geral. No entanto, não costumamos parar pra pensar para onde estão indo nossos resíduos e o impacto deles no meio ambiente.


A reciclagem é provavelmente a maneira mais fácil de sentir que você está consciente e está fazendo sua parte, o que certamente é benéfico e necessário, mas você sabia que reduzir o desperdício é igualmente importante na criação de um futuro sustentável para as próximas gerações?


Segundo a ONU, nos últimos 30 anos, a geração de resíduos nas cidades aumentou três vezes mais do que a população urbana. Às vezes esquecemos de pensar ou não damos a devida importância sobre como isso impacta nas nossas vidas, mas saiba que além de ambiental, isso também gera altos custos financeiros e urbanos.


Há tempos que o lixo já é colocado como uma pauta urgente, mas parece que muitas pessoas normalizaram a discussão ou deixaram o tema de lado. Embora este seja um tópico de conhecimento geral, a produção de resíduos está aumentando em ritmo alarmante. Os países estão se desenvolvendo rapidamente sem sistemas adequados para gerenciar a composição de resíduos em mudança dos cidadãos.


De acordo com o relatório What a Waste 2.0 do WoldBank, o mundo gera 2,01 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos anualmente, com pelo menos 33% deles não sendo gerenciados de maneira ambientalmente segura. Ele ainda projeta que a rápida urbanização, crescimento populacional e desenvolvimento econômico levarão o desperdício global a aumentar em 70% nos próximos 30 anos. Realmente são dados assustadores!


É aí que a gente entra. Nós, millennials, temos a obrigação de ter essa consciência e buscar formas de fazer a nossa parte. Como começar? Selecionamos algumas dicas para quem quer começar:

  1. Abandone o saco plástico e adote a sacola de pano – essa dica não vale apenas para o mercado, pode ser aplicada para compras no shopping, na farmácia, em qualquer lugar. E além de você ajudar o planeta, ainda pode ficar estilosa e dar seu toque pessoal.

  2. Planeje suas refeições – Fique atento ao pedir delivery, tente evitar o máximo de embalagens. Além do desperdício, os alimentos são um enorme problema, por isso compre apenas o necessário para não precisar jogar fora.

  3. Não use garrafas plásticas – leve com você sempre uma garrafinha reutilizável, e se esquecer e ficar com sede no caminho, busque por alternativas feitas de Tetra Pak.

  4. Compostagem – Que tal aproveitar esse tempo que estamos passando dentro de casa para começar a fazer uma compostagem na área de serviço ou no jardim? É mais fácil do que parece, e com o tempo você verá quantos alimentos podem ser devolvidos para a terra.

  5. Consertar ao invés de descartar - Comprar alguns itens de alta qualidade e consertá-los quando necessário é muito melhor para o planeta do que comprar um monte de coisas descartáveis ​​e baratas.

  6. Lixo eletrônico - Na hora de jogar fora os eletrônicos, verifique primeiro com o fabricante; alguns têm programas de entrega nas próprias lojas, e muitas delas têm dias de reciclagem específica para isso.

Essas são apenas algumas das alternativas que devemos adaptar de forma simples e que são excelentes para darmos nossos “primeiros passos” em relação às mudanças, mas saiba que existem muitas outras que podem gerar grande impacto.


Se cada um fizer sua parte a diferença já fica enorme. Existem muitas soluções para reverter essa tendência, o que precisamos é de uma ação urgente em todos os níveis da sociedade.


A hora da mudança é agora. Se não for por você, faça por aqueles que colocou no mundo.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page