top of page

Planos a longo prazo

Atualizado: 26 de jan. de 2021

Quais são seus planos de vida a longo prazo?

Assim como no mundo dos negócios, a longevidade das nossas vidas e até das atividades diárias as quais nos propomos a realizar diariamente, é algo a ser pensado e estudado. Claro que devemos valorizar a fluidez natural das coisas e dos processos, no entanto, criar um planejamento pode ajudar muito e ser até um impulsionador para você alcançar seus objetivos a curto, médio e longo prazo.



Há um motivo para essa pergunta ser tão comum em entrevistas de emprego, jantares de família e até nos primeiros encontros. Metas de longo prazo dizem muito sobre quem você é, para onde está indo e o que você valoriza. Eles são os grandes sonhos que dão direção e propósito à sua vida.


Há algumas semanas abordamos esse assunto nos nossos stories do Instagram, explicando a importância de já começar o ano preparado. Quando o assunto é business, é essencial pensar em pequeno, médio e longo prazo, e com as pessoas não é diferente. É interessante contar com uma parte espontânea, até porque seria impossível controlar o cenário como um todo, 2020 que o diga (rs).


Seja através de agenda, metas, atividades, objetivos ou de sonhos, definir aspirações acaba até mesmo dando um equilíbrio na vida. Se você está começando a pensar nisso agora não precisa ficar ansioso nem angustiado, às vezes, é natural que os assuntos sobre o futuro acabem mexendo com a cabeça e gerando ansiedade, uma dica é separar entre temas da vida pessoal, financeira, profissional e familiar.


Por nascer e ser criado em um mundo globalizado e hiperconectado, no qual as fronteiras não parecem ser barreiras, as gerações Y e Z, muitas vezes, não estão acostumadas a pensar a tão longo prazo assim, pois enxergam o futuro como incerto e volátil. No entanto, é preciso tomar cuidado ao ficar muito focado em mudanças e renovações, também é interessante parar e pensar no que está sendo construído para o futuro.


Lembre-se de que objetivos de longo prazo requerem tempo e planejamento diário para finalmente alcançá-los. Freqüentemente, eles exigem várias etapas, envolvendo a conclusão de outras metas menores ao longo do caminho. Não se apegue muito ao resultado final, todo o processo é agregador e às vezes pode trazer mais resultados do que a conclusão efetiva daquele objetivo.


Algumas etapas que você pode seguir para definir seus planos a longo prazo são:


1- Imagine ser entrevistado no final da vida. O que você contaria que realizou? Quais foram os melhores momentos? E os principais desafios?

2- Determine suas prioridades: quem e quais são os aspectos mais importantes da sua vida agora?

3- Escreva, qual o seu maior sonho? (pode ser qualquer coisa, até mesmo se for algo quase impossível)

4- Registre os processos, seja através de uma anotação, vídeos, notas etc.

5- Tome uma atitude hoje!


Apesar de começarem em âmbito de sonho, os desejos e esperanças são sempre o início de qualquer transformação significativa que pode mudar sua vida. Uma meta de longo prazo pode ser tão prática quanto economizar dinheiro para o fundo da faculdade do seu filho. Ou pode ser tão abstrato quanto deixar um legado duradouro para as gerações futuras. Use sua criatividade e deixe suas intenções fluírem normalmente.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page