top of page

One's Lifestyle - O que seu estilo musical diz sobre você?

Se você é um metalhead, um entusiasta de jazz, ou um amante de ópera, todos nós temos nossos artistas favoritos. Mas por que somos atraídos por diferentes tipos de música? Por que alguns de nós amam a ideia de quebrar agressivamente uma guitarra enquanto outros anseiam por relaxar em sessões de jazz numa cafeteria?



Psicólogos sugeriram que a música que amamos reflete nossa personalidade. Eles também argumentam que o ambiente em que crescemos influencia o tipo de música que somos atraídos. Uma pesquisa do psicólogo David Greenberg (Universidade de Cambridge) comparou atributos musicais a traços de personalidade. Após entrevistar milhares de pessoas, ele rapidamente encontrou uma correlação entre gosto musical e estilo cognitivo:

  • Aqueles que estão mais focados em emoções, pensamentos e sentimentos — rotulados como "empathizers" por Greenberg — preferem música suave que evoca pensamento profundo e reflexão.

  • Aqueles que são mais racionais e focados em explicar os padrões e sistemas do mundo — rotulados de "sistematizadores" — preferem música intensa com sons complexos.

E quer ver mesmo se bate? Compare sua personalidade com os seguintes estilos:

  • Música pop

Os fãs dos 40 melhores hits pop do momento tendem a ser extrovertidos, honestos e convencionais. Embora os amantes da música pop sejam trabalhadores e tenham alta autoestima, eles tendem a ser menos criativos e mais inquietos.

  • Rap e Hip/Hop

Os fãs de rap tendem a ter autoestima alta, geralmente são extrovertidos e são bem politizados.

  • Sertanejo

São tipicamente trabalhadores, convencionais e extrovertidos. Enquanto músicas são mais de sofrência ou traição, as pessoas que gravitam em direção a este gênero tendem a ser muito emocionalmente estáveis. Eles também tendem a ser mais conservadores e classificam-se mais baixos na característica de abertura para a experiência.

  • Rock/Heavy Metal Music

Apesar da imagem às vezes agressiva que o rock e o projeto de música heavy metal, os fãs desse estilo de música são geralmente bastante gentis. Eles tendem a ser criativos, mas são muitas vezes introvertidos e podem sofrer de baixa autoestima.

  • Música Indie

Fãs do gênero indie são tipicamente introvertidos, intelectuais e criativos. Eles também tendem a ser menos trabalhadores e menos gentis. Passividade, ansiedade e baixa autoestima são outras características de personalidade comuns.

  • Dance Music

As pessoas que preferem música dançante geralmente são extrovertidas e assertivas. Eles também tendem a se classificar no alto da característica da abertura para a experiência, um dos cinco principais traços de personalidade. Pessoas que preferem música eletrônica acelerada também tendem a ficar com pouca doçura.

  • Música clássica

Os amantes da música clássica são tipicamente mais introvertidos, mas também estão à vontade consigo mesmos e com o mundo ao seu redor. Eles são criativos e têm um bom senso de autoestima.

  • Jazz, Blues e Soul Music

Pessoas que gostam de jazz, blues e soul foram encontradas mais extrovertidas e bem românticas. Eles também tendem a ser muito criativos, inteligentes e à vontade.


E ai, deu certo? Bateu o estilo que você mais gosta com a sua personalidade?


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page