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  • criacao534

one's lifestyle: o poder das marcas em minimizar a ansiedade

Coletivamente, estamos passando por algo sem precedentes e as implicações para a saúde mental são enormes; alguns perderam seus empregos, alguns estão enfrentando desafios para se manter de pé e outros estão se sentindo isolados, ansiosos e sozinhos. Mas, com o ano de 2021 chegando, novas perspectivas e instintos de mudança e renovação acabam sendo motivadas, e um diferencial neste novo ciclo pós pandemia será o papel das marcas em desempenhar um importante impacto socialmente.



No Brasil, a situação é delicada, segundo a OMS, em 2019, o país contabilizava o 5º lugar em casos de depressão e o maior número de pessoas ansiosas, 9,3%, no ranking mundial. Os dados servem de alerta para as marcas, afinal, elas interferem em rotinas e comportamentos de consumo que podem ser um gatilho para os processos psicológicos.


Em um mundo lotado de estímulos e informações, causar empatia e ter autenticidade são essenciais para uma postura colaborativa. As pessoas não esperam mais vivenciar experiências de compra que “agridem” o consumidor. A comunicação das marcas precisa passar bem-estar e felicidade. Elas precisam se colocar no lugar do público e repensar suas formas de abordagens, definindo estratégias de relacionamento centradas em reduzir estímulos ao estresse e à angústia.


Em meio à crescente complexidade de nossas vidas digitais, os produtos e o design das marcas ganham poder em ajudar os consumidores a lidar com a pressão da escolha ao fornecer um design prático e fácil de entender. Por exemplo, a editora sênior, estilo de vida da WSGN, Sarah Housley, aponta que a tendência para o minimalismo no design pode ter um impacto diferente nas pessoas. Usando materiais naturais - como madeira de bétula, cobre e argila - é criado um efeito calmante e que passa tranquilidade e confiança.


Oferecer um espaço diferenciado para as pessoas realizarem suas compras tanto no ambiente digital como no físico é outro ponto relevante neste processo. Não utilize elementos que aceleram, como muitas luzes fortes ou cores intensas. É claro que é importante se destacar dos concorrentes, mas já pensou que isso pode ser feito a partir das sutilezas, como padrões geométricos, cores e formatos característicos da sua marca.


Indo além da questão estética visual, é interessante apontar também a capacidade das marcas de promoverem campanhas que se relacionem com seu produto e estimulem o bem-estar através da melhoria de algum ato do dia à dia. Normalmente os assuntos que repercutem na mídia acabam sendo negativos demais e causam medo e angústia, mas é possível abordá-los com outro viés. Por exemplo, a Natura com a questão da Biodiversidade, que evita falar do desmatamento, mas fala sobre sustentabilidade.


Passar verdade e ser transparente também é fundamental. Evite que seu consumidor fique em dúvida se aquelas informações sobre o produto ou mensagem que ele passa realmente são verdadeiras. A desconfiança também pode fazer com que as pessoas se sintam menos seguras. Mas esse é um ponto que pode ser usado como oportunidade para criar transparência e gerar valor através da criatividade e inovação.


Em resumo, todos esses pontos são relevantes para que sua marca cause menos ansiedade e seja prazerosa para o consumidor, mas, ao mesmo tempo, também são pontos que irão ajudar na construção de uma imagem e posicionamento sólidos sobre o seu negócio.


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