Buscar
  • One Branding

One’s Lifestyle: Literatura de Ouro

Com a abertura do comércio e algumas coisas já estarem voltando a ativa, uma falsa sensação de “normalidade” acaba invadindo a mente hora ou outra. A verdade é que o período que vivemos sem ter quase nada funcionando não foi pequeno e com ele aprendemos e criamos novas formas de entretenimento e até refúgio no meio de tantas notícias. Muito provavelmente o “novo normal” contará com uma sociedade diferente, não apenas por conta da bagagem e vivência que a pandemia nos trouxe e continua trazendo, mas pela oportunidade de resignificar muita coisa, inclusive nosso tempo livre.


Outro dia alguém comentou em uma de nossas conversas que durante esses meses pode conhecer a forma que o sol do meio dia entrava pela janela da sala. Poético, talvez, mas tão real. E nessa jornada de voltar para dentro - seja de casa ou de si próprio - passamos a valorizar as pequenas e simples coisas do cotidiano. No meio de tanta informação, nunca nos sentimos tão desinformados. Porque a leitura frequente do “antigo normal” só nos possibilitava o consumo de fast news - termo que pra gente, tem muito a ver com o fast food - te alimenta mas não preenche. Pense bem, você estava sempre atualizado sobre situações políticas, catástrofes e a liderança dos jogos de futebol. Com toda liberdade de ir e vir que nos cabia, os estádios, shoppings e aeroportos sempre cheios e as livrarias cada vez mais vazias.


Desculpa se fomos longe demais na filosofia, mas tudo isso foi pra contextualizar como a leitura tem sido essencial nesse processo de reeducação que estamos vivendo. Afinal, estamos lotados de possibilidades de cursos online e de artigos pela internet - o que é extremamente válido e necessário.

Mas estamos propondo que você olhe para a leitura de uma forma nova, diferente. Consumir conteúdos que possam te ajudar no trabalho e nas relações profissionais e pessoais são um excelente ponto de partida para voltar a se relacionar com a leitura.



Ler é uma das melhores formas de abrir a mente para diferentes novas ideias e perspectivas. Há muito conhecimento literário no mundo para ser explorado. E como aqui é um espaço colaborativo e estamos sempre pensando em formas de ajudar o seu negócio, unimos o útil ao agradável e trouxemos algumas dicas de livros dadas por grandes empreendedores de sucesso:


Warren Buffett


O Investidor e filantropo americano que não saiu do topo da lista da Forbes das pessoas com maior capital do mundo, disse que aos 19 , Buffett acidentalmente comprou “O Investidor Inteligente”, de Benjamin Graham, e depois releu o livro mais de dez vezes. Além de inspirá-lo na sua filosofia de investimento usada até hoje, comentou que o livro o ensinou a como pensar sobre o mercado de ações e que mudou o rumo da sua vida.


Bill Gates


Publicada nas tradicionais listas de indicações que Bill Gates faz, Um Cavalheiro em Moscou, de Amor Towles, é um livro que se relaciona com o momento de isolamento que estamos vivendo. O personagem principal não pode sair do prédio em que está morando, por ser um conde russo que está cumprindo prisão perpétua em prisão domiciliar em um hotel. O livro também permaneceu por quase um ano na lista de best-sellers do New York Times, com mais de um milhão de exemplares vendidos.


Elon Musk


Benjamin Franklin: Uma Vida Americana. Este é um livro mais biográfico, que conta a história de uma dos dos heróis de Musk, Benjamin Franklin. Embora esteja vivendo em uma época e idade diferentes, Musk diz que se inspirou no sucesso de Franklin como um empresário que começou do nada, um feito com o qual Musk pode se identificar. Se você quiser ler como um grande homem pode moldar a identidade de um bilionário e também da América - séculos depois - este é o livro para você.


Steve Jobs


O Dilema da Inovação, de Clayton Christensen. Foi a partir deste livro que Steve Jobs percebeu a importância de sacrificar parte de seus produtos e tecnologias que poderiam ter o levado ao fracasso por serem obsoletas. O livro aponta que as empresas são arruinadas por seu próprio sucesso, permanecendo comprometidas com um produto mesmo depois que a tecnologia (e os clientes) avançam.


Jeff Bezos


Feitas Para Durar: Práticas Bem-sucedidas de Empresas Visionárias de Jim Collins. Qualquer pessoa que conheça como Jeff Bezos construiu a Amazon dirá que este livro é a base para a construção da cultura da empresa. A obra mostra como a identidade da empresa orienta seu sucesso, mas apenas para aquelas que abraçam a missão, já os que se opõe devem ser excluídos a todo custo.



“ A leitura de todos bons livros é como uma conversa com os melhores espíritos dos séculos passados, que foram seus autores, e é uma conversa estudada, na qual eles nos revelam seus melhores pensamentos.” René Descartes


17 visualizações

© 2019 By @ONEBRANDING

Rua Frei Caneca, 1407 - Consolação,

São Paulo - SP, Brasil