top of page

One's Lifestyle: Como anda a sua produtividade?

Você costuma achar que seu dia está saindo de controle? Começa cada dia com um plano para realizar tantas coisas, mas logo se distrai, focado em tarefas de baixa prioridade e, simplesmente, procrastinando? Saiba que você não é o único! Quando o assunto é a produtividade nem tudo são flores (ainda mais em tempos de pandemia, né?).



Se sua produtividade está caindo devido a questões relacionadas a saúde mental, como ansiedade ou depressão, você não está sozinho - um terço das pessoas estão enfrentando sintomas de depressão ou ansiedade durante a pandemia. A saúde mental desempenha um papel importantíssimo na concentração, e consequentemente, na sua produtividade.


Na verdade, às vezes pode ser extremamente difícil permanecer na tarefa. Existem muitas distrações que podem impedir as pessoas de se manterem produtivas. Também pode ser difícil manter o foco em algo que é desinteressante ou tedioso. Principalmente para quem está trabalhando, ou trabalhou, de casa neste período de isolamento. Essas pessoas perceberam que essa mudança traz seus próprios desafios, como cachorros latindo, filhos querendo atenção, e a constante falta de separação do trabalho e da vida doméstica.


Além de todos esses problemas, muitas pessoas estão isoladas e longe de amigos e familiares. Mesmo que você esteja perto de seus entes queridos, sua vida social definitivamente parece diferente hoje em dia, com mais pessoas ficando em casa ou limitando o contato com outras pessoas, o que pode custar caro com o tempo.


Ter "hacks de produtividade" pode ajudá-lo a fazer mais em menos tempo. Existem algumas ferramentas de bom senso que você pode implementar para ser mais produtivo, como fazer breves pausas, criar listas de tarefas eficazes e resistir às mídias sociais. Se você está se sentindo menos produtivo atualmente e quer saber como lidar com isso nós trouxemos algumas dicas que podem te ajudar:

  1. Perdoe a si mesmo. Você é humano: aceite que às vezes vai escorregar, se distrair e ter um dia ruim. É mais importante seguir em frente do que insistir em seus erros.

  2. Mais erros e menos criatividade. Quando você realiza várias tarefas ao mesmo tempo, tende a cometer mais erros. Quando você alterna entre as tarefas, as redes neurais do seu cérebro devem retroceder para descobrir onde pararam e então se reconfigurar.

  3. Remova a tentação. resista ativamente ao impulso de verificar mídias sociais não relacionadas enquanto você está trabalhando em uma tarefa. Trabalhe em apenas uma tela, deixando o celular de lado por um tempo.

  4. Otimize seu espaço. Antes de fazer qualquer outra coisa, reserve alguns minutos no início de cada dia para organizar sua área de trabalho.

  5. Adicione cores ou plantas. A cor pode ter um grande efeito no seu humor e produtividade ao longo do dia.

  6. Priorize e delegue suas outras tarefas. Seu foco deve ir para as tarefas mais importantes primeiro, então pense em tudo o que você faz e quão importante ou trivial é cada coisa. Se puder, deixe de lado os itens de baixa prioridade.

  7. Mova-se. Se você perceber que está perdendo o foco - lendo a mesma frase repetidamente ou se sua mente vagar continuamente para fora do assunto - levante-se e ande um pouco.

  8. Faça da alegria e do autocuidado uma prioridade. Parece egoísmo por fora, mas é autopreservação! Tenha momentos prazerosos e priorize a sua saúde mental.

Lembre-se que não é realista esperar que, em um período de alto estresse e incertezas, você seja capaz de manter 100% da carga de trabalho ou nível de produtividade que antes sustentava na fase pré-pandêmica. O mais importante é cuidar de você mesmo e se investigar - como no avião, em que você coloca primeiro a máscara de oxigênio e depois ajuda os outros. Se for algo recorrente e que pareça ser mais sério, consulte um psicólogo ou especialista ;)


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page