top of page

One´s Lifestyle - a importância de conversar

Nunca demos tanta importância ao diálogo quanto nos últimos tempos. Antes da pandemia aposto que você até ficava cansado de conversar e no final do dia só queria um pouco de silêncio. Na verdade isso é muito bom e necessário também, mas no isolamento tivemos a prova prática de como é importante se relacionar e colocar as coisas para fora. Através da comunicação, mantemos nosso mental saudável e impedimos que os problemas fiquem tomando conta da gente por completo.



Algumas pessoas não gostam de falar muito, mas mesmo assim pode ser útil para todos. Vale a pena fazer um esforço para conversar sobre o que está acontecendo com alguém. Em estudos da Psychology Today foi descoberto que quando alguém rotula seus sentimentos, eles reduzem a atividade no centro emocional de seu cérebro, a amígdala, que é responsável por ativar nossa resposta arraigada de “lutar ou fugir”. Quando verbalizamos emoções, as partes do cérebro responsáveis ​​por criar a linguagem e estabelecer significado no córtex pré-frontal são ativadas. Escrever também pode ser uma forma poderosa de liberar nossas emoções.


Aqui estão alguns motivos pelos quais você deve conversar mais com outras pessoas!


1. Libera o estresse


Dialogar é especialmente útil para tirar um pouco do peso de seus ombros e dar voz aos seus pensamentos. As ações de gentileza ajudam a desencadear a liberação de hormônios que reduzem o estresse. Bons relacionamentos também cultivam uma sensação de bem-estar e segurança emocional, o que também leva a ficar menos estressado.


2. Fortalece relacionamentos


Conversar mais com as pessoas ao seu redor ajuda você a conhecê-las melhor, permitindo assim que seu relacionamento com elas cresça. Muitos estudos mostraram que as pessoas que têm relacionamentos com outras pessoas são mais felizes, têm menos problemas de saúde e vivem mais. A falta de relações sociais está associada a problemas como a depressão.


3. Permite outra perspectiva sobre um problema


Ao se sentir conturbado, pode ser difícil dar um passo para trás e olhar para o problema de um ponto de vista diferente. Falar com alguém pode permitir que essa pessoa dê sua própria opinião e dê conselhos úteis que você talvez não tenha pensado.


4. Permite que você receba suporte


Isolar-nos dessa maneira pode fazer mais mal do que bem. Mesmo que seja apenas ouvir uma voz tranquilizadora, relacionamentos saudáveis ​​fornecem o apoio e o incentivo necessários para enfrentar novos e diferentes desafios. Além disso, ter alguém que vai ouvir sem julgar quando você está se sentindo para baixo ou frustrado dá a você a liberdade de se expressar.


Faça esse exercício, desabafe! Seja com um amigo, familiar ou profissional, o simples fato de eliminar o problema do sistema pode ajudá-lo a se sentir melhor. E se você já está falando bastante, se proponha a escutar alguém.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page