top of page

One's Lifestyle: 10 dicas de livros que nos inspiram

Atualizado: 3 de mai. de 2021

Faz tempo que não indicamos alguns livros por aqui, então se prepare para renovar a biblioteca que vem dica boa por aí!


Há alguns meses aqui na One, nos propusemos a fazer coisas diferentes do que estávamos acostumadas e, automaticamente, a leitura apareceu como uma opção. Com clientes e projetos incríveis dos mais diversos segmentos, os livros se tornaram uma forma de entender um pouco mais da cultura alheia e se transformaram ainda mais em fontes de inspiração para o processo de criação.



E mesmo que à distância, sempre tentamos compartilhar dicas. Acredite, estimular o hábito da leitura em uma empresa pode ajudar a desenvolver uma grande ideia de negócio ou dar aquele impulso extra de que você precisava. E não é de hoje que sabemos que os hábitos de leitura costumam ser uma característica definidora de grandes líderes e podem catalisar empatia, criatividade, pensamento crítico e eficácia.


Pensando nisso, viemos dar algumas dicas que lemos recentemente:


1. Pessoas Normais - Sally Rooney


Narra uma história de amor de amadurecimento entre dois amigos na Irlanda pós-crise financeira. Ele traz uma perspectiva de vida dos millennials, que questionam sua identidade e exploram o desejo de ser amado e aceito. Tudo isso construído através de um texto em uma prosa direta e inexpressiva que comove. O livro foi aclamado pela crítica e Sally Rooney foi indicado por grandes veículos como o The New York Times.


2. Torto Arado - Itamar Vieira Junior


Vencedor dos prêmios LeYa (2018), Jabuti e Oceanos (2020) - é um romance brasileiro que conta a história de duas irmãs gêmeas, Bibiana e Belonísia, marcadas por um acidente de infância, e que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina.


3. A desumanização - Valter Hugo Mãe


Na Islândia, uma menina de apenas onze anos busca compreender os sentimentos que surgem com o falecimento de sua irmã. Ela nos guia por impressões de transitoriedade e perda a partir do seu ponto de vista infantil e, por isso mesmo, cheio de uma simplicidade profundamente poética. O sofrimento do luto, a solidão e a violenta frieza da mãe se misturam com a paisagem inóspita da Terra do Gelo.


4. O filho de Mil Homens - Walter Hugo Mãe


Ainda do mesmo autor, indicamos O filho de Mil Homens. Com uma escrita inovadora e encantadora, com forte diluição das fronteiras entre ficção e realidade. Com personagens tão excêntricos quanto humanos, que carregam suas tragédias com lirismo e ingenuidade, a narrativa se passa no vilarejo litorâneo onde a vida é levada com singela tristeza e a esperança do amor faz surgir uma alegria pequena, mas firme, porque construída com o possível.


5. A mulher de 30 anos - Honoré de Balzac


O tema da emancipação das mulheres surge de uma fábula ou ilusão cómica para se inserir no contexto da sociedade liberal resultante da revolução de 1830. E realça que, trinta anos é a idade da verdade, em que todas as forças vitais estão concentradas antes do declínio, quando a necessidade de viver se torna imperativa. É um livro emocionante e uma lição de vida.


6. A viagem de Théo: Romance das religiões - Catherine Clément


Catherine Clément conta a história de Theo Fournay, o filho de 14 anos de um professor de biologia e diretor de pesquisa do Instituto Pasteur de Paris, que sofre de uma doença semelhante à leucemia. E, junto com sua tia, visita lugares sagrados do planeta - Jerusalém, Cairo, Roma, Benares, Kyoto, Bahia e outros. O livro explora fundamentos históricos e espirituais de cada religião, suas transformações ao longo do tempo, as lutas contra a intolerância, a construção das figuras divinas, as regras da fé.


7. As cidades invisíveis - Ítalo Calvino


As cidades invisíveis é um romance do escritor italiano Italo Calvino, publicado em 1972. O livro imagina um diálogo fantástico entre "o maior viajante de todos os tempos" e o famoso imperador dos tártaros, que descreve minuciosamente 55 cidades por onde teria passado - que são agrupadas na obra por uma série de 11 temas. É leve e muito interessante, vale a pena ler.


8. Pequeno Manual Antirracista - Djamila Ribeiro


Um dos livros mais atuais que temos, o Pequeno Manual Antirracista não poderia faltar na nossa lista. Ele traz dez lições breves para entender as origens do racismo e como combatê-lo. A filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. É muito interessante, rápido e de utilidade pública.


9. [poemas] - Wislawa Szymborska


A arte sempre perde na luta contra as doutrinas. Para isso a poesia do século XX surge como uma forma de resistência. Wislawa Szymborska pelo humor e as ironias, resiste. A poeta, ganhadora do prêmio Nobel de literatura 1996, vivenciou alguns dos momentos mais polarizados e radicais da história da humanidade. “Poemas” foi seu primeiro livro a sair no Brasil e reúne 44 de suas obras permite ao leitor brasileiro experimentar um pouco de seu estilo de escrita filosófico e questionador.


10. A guerra não tem rosto de mulher - Svetlana Alexijevich


Se você gosta de história, este é um livro para você. As vivências das guerras costumam ser contadas sob o ponto de vista masculino, mas neste livro, Svetlana Aleksiévitch, reconstrói relatos de mulheres que lutaram no Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial e nunca tiveram suas histórias contadas. Apesar de forte e denso, é uma leitura que vale muito.


E você, já leu algum desses? Aproveite para renovar os hábitos também e se jogar neste mundo que a leitura permite nos levar. Ah, se tiver alguma dica boa, deixa aqui para gente!


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page