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Mundo Omnichannel


De alguns anos para cá, percebemos como as redes sociais se tornaram importantes em nossas vidas, principalmente no período de pandemia. Muitos especialistas chegaram até a dizer que quem não se fizesse presente online estaria fadado ao fracasso, e de fato eles não estavam 100% errados. No entanto, um termo que já existe há alguns anos e hoje está se tornando cada vez mais popular, vem para provar que precisamos melhorar a experiência de compra do consumidor como um todo, não apenas no universo online. E como fazer isso? Usando a estratégia de Omnichannel.



Se você não sabe muito bem do que estamos falando, vamos te ajudar. Esse é um termo que significa concentrar os esforços para desenvolver estratégia em todos os canais, omni é “todos” e channel é “canal”. Ele é uma forma de melhorar a experiência geral do cliente, com a finalidade de implementar e otimizar cada canal atendendo às necessidades específicas do cliente.


Mas aí que você deve estar se perguntando, isso não é a mesma coisa do que ser multicanal? Não. Gira em torno do seu produto e permite que os clientes se envolvam e comprem nativamente onde quer que façam compras, mas geralmente trata os canais como singulares e independentes uns dos outros. Cada canal em uma estratégia multicanal existe como uma oportunidade de compra separada. Já o omnichannel, gira em torno do seu cliente e cria uma experiência única para o ele em toda a sua marca, unificando as vendas e o marketing.


Omnichannel é sobre a verdadeira continuidade de sua experiência. Mas o importante é que ele vai além do universo de uma única marca. Ele é onisciente, e assim percebe e compreende todas os detalhes. Quando as marcas pensam na experiência do cliente, precisam pensar em omni. Não é sobre seus clientes ou público alvo, é sobre o todo. Por mais que a revolução da mídia social tenha significado a troca bidirecional no diálogo e na interação, o omnicanal é a realização do negócio social.



Pense nisso. Hoje nossa vida é contínua, mas a experiência do cliente é tudo menos isso. Aprendemos e temos memória de todas as coisas boas e ruins da vida. Nós nos esforçamos para limitar ou eliminar os negativos e aumentar o bem. Esses padrões que nos esforçamos para replicar são nossas preferências. A capacidade de ter uma experiência contínua entre marcas, formatos e dispositivos totalmente sob medida - essa é a promessa de uma nova forma de pensar e de marketing que passou despercebida por muito tempo.


No lugar de uma abordagem multi-spoked, o omnichannel mescla os mundos de sites, e-mails, anúncios redirecionados, marketing de mídia social e locais físicas para mostrar ofertas, produtos e mensagens personalizadas. No entanto, para que essa seja uma abordagem certeira, é preciso levar em conta que você conheça seu público, explore bem na análise de dados dos canais que você está presente e integre todos os canais e estratégias.


O omnichannel permite que você se adapte a novas demandas e traz mais oportunidades de negócio. O futuro promete novos canais ainda não imaginados ou tecnologicamente viáveis. Independentemente de você investir em multi ou omnicanal, desenvolver a flexibilidade para adaptar e integrar novos canais influenciará no seu sucesso de amanhã.


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