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Marketing no metaverso

A tecnologia tem crescido e mudado rapidamente. Estamos vendo inovações que antes eram inimagináveis. Uma dessas inovações para muitas pessoas inclui o metaverso - um ambiente virtual único e imersivo que está rapidamente assumindo o controle da Internet. Você pode ter visto isso pela primeira vez em filmes de ficção científica, mas agora faz parte da realidade.



Com o aumento contínuo da realidade virtual (RV) e da realidade aumentada (RA), os metaversos estão penetrando na internet. Estima-se que aproximadamente 85 milhões de usuários experimentarão RA ou RV pelo menos uma vez por mês em 2022. Embora o Metaverso não seja exatamente o que a ficção científica descreveu, ele ainda continua a produzir um valor inimaginável como uma nova plataforma de computação.


E já há uma mudança na mentalidade e adaptação dos negócios, de olhar para esse conceito. De roupas virtuais a NFTs, e de lojas de marca em jogos a shows virtuais e desfiles de moda - houve dezenas de experimentos de marcas no ano passado para descobrir como comercializar para consumidores na próxima interação da Internet.


“As marcas precisarão repensar suas narrativas em três dimensões e que os profissionais de marketing precisam abraçar a tecnologia emergente em rápida velocidade. No metaverso, “ todos são construtores de mundos, incluindo marcas ”, aponta a futurista tecnológica e estrategista do metaverso, Cathy Hackl.

Assim como os profissionais de marketing fizeram a transição para a otimização em mecanismos de pesquisa (SEO) como Google, YouTube e Bing, é hora de começar a analisar como serão encontrados no metaverso.


Tem um restaurante ou pequena empresa ou loja de varejo? As tecnologias RA e RV do Google criam experiências 3D diretamente de suas listagens locais e muito mais. De acordo com o Google: “A realidade aumentada sobrepõe conteúdo digital e informações ao mundo físico - como se eles estivessem realmente lá com você”. Você ainda pode usar RA para experimentar sapatos, treinar alguém ou compartilhar dicas para aplicar cosméticos.


Apesar de não haver tempo a perder, existem alguns pontos que precisam ser trabalhados pelo metaverso para que haja de fato sua implementação, como por exemplo a acessibilidade - Nem todos têm acesso aos dispositivos necessários para aproveitar o metaverso, como computadores de última geração e lentes de realidade virtual -, o contínuo desafio da privacidade e a segurança dos dados e a integração perfeita - que é crucial para as marcas não terem problemas para encontrar seu lugar adequado no metaverso e não parecerem muito contundentes em suas mensagens.


É um momento empolgante para os profissionais de marketing. Embora existam princípios orientadores que podem informar que tipo de estratégias e táticas os profissionais de marketing podem fazer, o metaverso continua a ser uma plataforma geralmente nova que oferece muito espaço para experimentação. As melhores práticas ainda precisam ser devidamente estabelecidas e os paradigmas ainda precisam ser criados de forma completa e abrangente. Isso dá aos profissionais de marketing muito espaço para serem únicos e experimentais em suas abordagens.


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