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Marketing de Causa: por qual causa você luta?

Atualizado: Jan 27

Segundo a WGSN, em 2020 teremos três tipos de consumidores principais habitando este planeta: os compressionalistas, os guardiões da bondade e os criadores de mercado (você pode ler mais sobre eles aqui). Essas pessoas são, num geral, engajadas politicamente e esperam que as marcas também sejam, que participem de debates, promovam valores progressistas e assumam um papel mais ativo na sociedade.





E é nesse contexto que o marketing de causa entrou com um papel importante no cenário atual. Ele se tornou uma estratégia significativa para que marcas e empresas causem um impacto positivo em seus consumidores ao se conectar com alguma causa social, contribuindo para o mundo e para si mesmo.


Porém, é muito importante entender quais causas lutar para não tornar o que pode ser algo benéfico em um problema. Assim, é necessário estabelecer uma estratégia, traçar objetivos e métodos e ter coerência com os valores da marca. É preciso que exista algum tipo de conexão entre causa e marca. Analisar todas as possibilidades e entender qual problema social sua empresa pode ser útil, relevante e impactante de maneira orgânica são pontos relevantes.


Existem também diversas formas de usar o marketing de causa, pode-se realizar campanhas de doação, usar o conceito “One for One”, onde para cada produto vendido um é doado, apoiar ONG’s e etc. Mostrar para o público o resultado dessas ações é imprescindível para que o impacto nos consumidores seja positivo e efetivo.


Nós da One Branding entendemos a importância em apoiar causas não só pelos benefícios no mercado, mas também pela empatia e pelo impacto positivo que essas ações geram na sociedade, fazendo com que mais pessoas se conscientizem, reflitam e apoiem o tema.

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